Por que a Identidade Visual é tão importante ?

Vivemos num mundo de aparências? Se sim, então como podemos fazer disso algo positivo para nós? Nesse artigo sobre identidade visual mostraremos como é importante sabermos usar nossa imagem e a imagem do nosso negócio ao nosso favor.

Uma pessoa bem vestida numa entrevista de emprego causa olhares admirados dos entrevistados e dos entrevistadores.

Pense numa entrevista de emprego em que você se apresenta para os entrevistadores com a mesma roupa que usaria em sua casa enquanto se recupera de uma gripe.

Então, por mais que seja um contexto um pouco absurdo, pense sobre o olhar dos entrevistadores ao ver que o candidato sequer se preparou para o momento da entrevista.

Agora, vamos partir do individual para o coletivo: imagine uma disputa entre diversas empresas por um trabalho de grande porte e seu negócio se apresenta com uma logo confusa e mal diagramada?

Acreditamos que no mercado de trabalho, assim como na vida pessoal, o modo como nos apresentamos dá pistas de como somos. E em muitos momentos esse primeiro contato visual é imprescindível para diversas decisões.

Qual a importância do visual?

O mercado de trabalho, principalmente no tangente ao empreendedorismo, tem ainda suas etiquetas e princípios.

Mesmo que seu negócio seja do ramo mais rigoroso ao menos rigoroso, deve-se manter sempre atualizado.

O mais importante é que na verdade você deve realmente se importar com essas questões.

Identidade

Tão importante quanto tudo que já foi dito é a identidade. Essa identidade serve para te diferenciar.

Sabe o seu RG? Ele te identifica, te diferencia e, em certo ponto, te caracteriza.

Em termos empresariais é de suma importância que você se diferencie e se destaque de maneira positiva. Assim, manter uma identidade visual adequada tanto ao seu perfil quanto ao perfil do seu negócio é um ponto chave para alavancar sua carreira e sua vida no geral.

Agora, após entendermos a importância do aspecto visual, vamos tentar definir o que é essa Identidade Visual de maneira aplicada.

O que é Identidade Visual?

identidade visual

Nosso propósito não é listar todas as identidades visuais, se é que isso é possível, mas sim demonstrarmos elementos de uma identidade visual e sua definição a título de dissertação.

Identidade visual é um conjunto de elementos que guardam significados e importância.

Lembrando que esse elementos são obviamente visuais, e que, eles, em conjunto, vão construir uma imagem do seu negócio, por exemplo.

Assim como fazemos para atrair outras pessoas quando queremos flertar, sua empresa precisa de uma boa aparência para flertar com o sucesso e conseguir um relacionamento firme e seguro com ele.

Público-alvo

Para se construir uma identidade visual é interessante ter ideia do público-alvo, pois ele norteará suas escolhas de cor, fonte, frase, nome e todas as outras coisas.

Como se pode perceber, é um trabalho árduo que precisa, muitas vezes, de um número grande de pessoas envolvidas.

Novamente temos que reiterar que por ser identidade visual, os elementos visuais devem saltar aos olhos dos clientes e trazer a mensagem do negócio.

Está difícil materializar o conceito? Vamos pensar no grande, e depois trazer para o pequeno.

Exemplo 1 : Coca-cola

Quando você assiste um filme é comum você ver aquela marca de refrigerante com símbolo é vermelho.

Precisa de mais alguma dica para saber qual é a marca? Então, creio que não, mas vamos lá: é muito lembrada por reunir a família em volta da mesa. Acho que agora foi, não é mesmo?!

Esse é um exemplo de que a identidade visual de algumas empresas que, são tão importantes que se mantém intactas no nosso acervo de memórias (que fica guardado dentro do nosso cérebro).

Exemplo 2: Sílvio Santos

Outro exemplo: sabe aquele famoso apresentador de televisão que se apresenta com um microfone “colado” no colarinho da sua gravata? Não foi ainda? Aquele que está sempre de terno e que alguns dizem usar peruca? É parece que agora ficou mais claro.

Então, o que esses dois símbolos têm em comum? Identidades visuais marcantes e únicas.

Isso além de ser uma marca dele, é uma identidade visual que sempre vai nos remeter a ele.

É importante entender a imagem visual

Pensando agora em contextos mais empresariais, é importante entender essa imagem visual como sua cartada inicial.

Quantas vezes não compramos um produto apenas por confiar na marca e achar o logotipo e a propaganda chamativos? Com certeza muita vezes.

Vamos materializar mais esse conceito, citando os itens da identidade visual de uma empresa:

  • Logotipo
  • Site
  • Slogan
  • Fontes
  • Paleta de cores
  • Embalagens
  • Marca d’água
  • Perfil em Redes Sociais com avatar e capa

Dentre outros, esses são alguns citados e que serão explicados mais à frente.

Agora, temos consciência do que se trata a identidade visual, mas qual é a importância dela para o crescimento do nosso negócio e para a manutenção dele no mercado?

Qual a importância da Identidade Visual?

A importância desses elementos para o seu negócio deve ser levado em consideração. Pois conforme falado no tópico acima, muitas marcas são referenciadas apenas pela descrição de seus símbolos.

Muitas vezes, somos levados a lembrar de algumas empresas apenas por simples referências de um produto. Esse é o caso que ocorre de muitos produtos serem chamados por termos metonímicos.

Mas, como assim? Dentre uma das definições de metonímia é tomar a parte pelo todo, e isso acontece comumente conosco ao pensarmos que alguns produtos tem nomes que na verdade são de marcas.

Metonímia

Vamos pensar: qual é o nome daquele alimento farináceo de embalagem amarela que a gente usa para dar consistência em molhos e cremes? Se você pensou em Maizena e não em amido de milho eu te entendo.

Outros exemplos: qual é o nome daquilo que os homens usam para fazer a barba e alguns de nós usamos para nos depilar em casa? Lâmina ou Gilette?

Tudo bem novamente pensar em nomes de marcas ao invés de pensar no nome do produto. Somos levados a isso o tempo todo, e o que esse teste nos mostra é que as marcas, seus nomes, seus logotipos, são extremamente relevantes para que se consiga uma hegemonia no mercado competitivo.

Essa primeira visão de um símbolo e associação espontânea com algum produto deve ser buscada.

A importância de se manter no mercado

Pois cada vez mais que a sociedade entende que seu produto ou empresa é tão especialista em determinados assuntos, mais fácil você consegue se manter no mercado podendo atualizar o nicho e continuar tendo apoio dos consumidores.

O que ocorre é uma instituição da confiança mútua. Assim, o cliente confia na marca e a marca confia que quaisquer bons lançamentos poderão ser adquiridos pelos clientes que já confiam na sua qualidade.

Todas as empresas que hoje são referência no mercado trabalharam em algum momento, ou melhor, por todos momentos, em questões de identidade visual.

Dicas par se manter no mercado

Obviamente que não só a ‘carcaça’ importa, mas o passo importante é fazer com que essa parte do produto ou do serviço seja aprazível e atraente aos outros.

  • Um slogan de qualidade e uma fonte agradável pode passar a sensação de pertencimento no cliente.
  • É muito interessante pensar que os primeiros passos do seu negócio, como a escolha de um logotipo, pode e deve ser uma das coisas mais bem pensadas e repensadas desse processo criativo

Investir em marketing e design é mais do que nunca uma obrigação que deve constar no seu planejamento enquanto empreendedor.

Como criar a identidade visual perfeita?

Não é uma atividade nada simples, mas, apesar disso, com muito estudo e dedicação sua marca pode um dia ser reconhecida já após uma breve descrição do logotipo. Esse processo de construir uma identidade é repleto de etapas que tem suas funções muito claras no resultado final.

O primeiro ponto para entender é que se trata de um atributo estético, mas que leva em considerações questões técnicas baseadas em pesquisas realizadas anteriormente. Isso tudo visando que a comunicação visual da sua empresa se efetive.

Briefing

Antes de passar para as questões práticas devemos atentar ao Briefing. O que é?

É a parte em que se deve levar em consideração o conceito da sua marca, e existem algumas perguntas para responder nessa etapa:

  • Público-alvo?
  • Diferencial?
  • Concorrentes?
  • Descreva seu produto/serviço?

É a partir dessas respostas, ou seja, dessa pesquisa, que você partirá para a ação. E, nessa ação é que entra o Brainstorming.

Muitos termos em inglês? A gente simplifica: brainstorm é a tempestade de ideias. Logo, é aqui que a partir daquelas respostas a empresa vai construindo um cabedal do próprio conceito.

É nessa etapa que você precisará contar com o máximo de funcionários envolvidos, pois é a criatividade que fará com que a identidade visual se diferencie das outras.

Tendo respondidas essas questões devemos ir agora para as questões técnicas da construção de uma logotipo, dentre outros elementos visuais.

Logotipo

Agora mais do que nunca é importante que um designer e uma equipe de marketing estejam envolvidos, isso é responsabilidade empreendedora. Uma das principais dúvidas nessa fase é qual a fonte utilizar.

E esse elemento deve ser pensado em consonância com o público e local de veiculação da marca. Existem diversos tipos de fontes, dentre elas:

  • As “de forma” que remetem a objetividade e as que lembram escrita de letra cursiva que trazem elegância para a sua marca.

Outro elemento que mexe diretamente com o logotipo é o formato deste.

Existem diversos tipos, e alguns misturam formas geométricas, é legal pensar em qual nicho sua empresa atua, quanto mais formal a empresa, é recomendado símbolos mais sólidos e fechados, como quadrados e retângulos.

Já para empresas que tenham atendimento relacionado ao público familiar a forma de círculo traz comodidade e confiança.

E empreendimentos artísticos podem ousar mais, tanto misturando as formas, como criando e recriando símbolos e linhas.

Paleta de cores

Não menos importante, é a paleta de cores. Em diversos momentos de nossa vida somos colocados em frente paletas de cores enormes e temos que demonstrar maior afeição por algumas.

Existem teorias em que algumas cores aparecem sempre relacionadas à outras coisas, como sentimentos e emoções.

Assim, é interessante que se tenha um público e mercado determinado.

Vimos que, para ter essa percepção, devemos estar antenados tanto em nossos clientes quanto nas novidades do mundo.

Valor e Missão da empresa

Outro elemento de suma importância é a mensagem que sua empresa carrega, assim como valores e missão. Não necessariamente você deverá colocá-las no logotipo, mas o slogan deve trabalhar com essas questões.

A mensagem da empresa é o ponto em que os consumidores conscientes querem conhecer quais são as ideias do serviço ou produto contratado.

É então que faz a diferença uma empresa antenada e consciente do seu papel na sociedade e também no mercado daquele tipo de serviço.

Além do mais é essencial que a mensagem seja de conhecimento de todos colaboradores.

Ainda pensando em elementos visuais, é importante que a construção de websites, cartões de visita, uniformes e posts para publicação tenham em foco a mesma ideia.

O que falamos é que é importante manter uma unidade visual.

Agora que sua empresa já apresenta uma identidade visual, é necessário que essa identidade seja respeitada e mantida em todos os processos.

A manutenção da identidade parte também de algumas adaptações gráficas, como assim?

Em algumas situações e utilizações, as cores da empresa devem ser amenizadas ou intensificadas. Outros elementos que podem ser utilizados são: animações e vídeos; assinaturas de e-mail; envelopes; brindes e adesivos.

O que podemos concluir?

Podemos concluir que a importância da Identidade Visual está intrinsecamente relacionada ao sucesso do negócio.

Também é preciso trabalhar em conjunto nessas decisões iniciais, sendo receptivo a todos os tipos de opiniões e dicas; que mesmo não sendo utilizadas, podem ajudar e formar outras ideias.

Nesse artigo contem algumas dicas de como criar a identidade visual; mas lembre-se que ela deve ser verdadeira, pois é o cartão de visitas, é a primeira visão do cliente.

Unindo o trabalho cotidiano e rotineiro da empresa com uma boa apresentação estética podemos tornar o negócio um espelhamento mútuo entre a marca e o serviço ofertado.

Assim, a empresa pode ser reconhecida não só por quem faz parte do ramo, mas como também por todos que poderão um dia relacionar nossa logotipo ao nosso serviço.