O que é Business Intelligence? Como Implanta-lo?

O cenário econômico mundial tem sido constantemente abalado por crises. E para sobreviver à isso é preciso utilizar o conceito de Business Intelligence.

Isso porque não existe mais nenhuma margem de segurança para que se cometa erros relacionados às empresas.

Por isso se faz necessário compreender os clientes e suas necessidades; entregando produtos e serviços de qualidade que sejam capazes de suprir as demandas.

Somente assim é possível manter um bom faturamento e conseguir estabilizar os negócios de maneira adequada.

Para que isso ocorra é preciso estabelecer e alcançar metas diariamente, e otimizar os processos visando a redução dos custos.

Utilizar a Business Intelligence, ou inteligência de negócios, é a maneira mais eficaz de melhorar o cenário empresarial e assim conseguir manter um ritmo adequado mesmo em tempos de crise.

Se você quer saber mais sobre o que é Business Intelligence, como aplicar e quais as vantagens, continue lendo esse e-book.

Entenda a Business Intelligence

business intelligence

O termo Business Intelligence surgiu nos anos 1990 e abrange a:

  • Captação
  • Monitoramento
  • Organização
  • Compartilhamento de informações à respeito de fornecedores e clientes, bem como concorrentes.

Em linhas gerais o principal objetivo dessa ferramenta é tornar os processos de decisão mais ágeis e assertivos; utilizando estratégias já utilizadas anteriormente.

Com isso seja por meio de sistemas quanto por informações recebidas via e-mail, o gestor pode ter uma noção geral do cenário empresarial e visualizar quais são os clientes que oferecem as melhores oportunidades.

Além disso ele tem acesso também a outras informações importantes como:

  • Quais clientes já estão sendo prospectados?
  • Quais deles devem ser descartados?

Assim, por meio das informações recebidas são criados relatórios com gráficos e dados inseridos em planilhas.

Ademais esses dados podem ser inseridos em listas de e-mail marketing que trazem informações valiosas à respeito do quanto os seus clientes tem interesse em seus produtos.

Por onde começar?

Como você deve ter percebido, o business intelligence é basicamente utilizar estratégias para que um grande número de informações sobre os clientes sejam coletadas.

Após isso esses dados devem ser utilizados para que os processos dentro da empresa sejam melhorados; visando entregar aos clientes os melhores serviços e produtos e; fornecendo aos gestores as ferramentas de que ele necessita para tomar as melhores decisões.

A teoria é muito interessante, mas na prática como ocorre a implantação dos conceitos de Business Intelligence?

Antes de mais nada é preciso que a organização defina objetivos detalhados; para que assim seja possível definir onde se pretende chegar com o Business Intelligence.

Além disso é necessário definir qual será a equipe envolvida no processo, bem como qual será a função de cada um.

Por fim a empresa deve se preocupar também em definir quais processos serão estrategicamente utilizados e, como eles serão melhorados para que os objetivos traçados possam ser atingidos.

Quais são as etapas de implantação do Business Intelligence?

Para que o Business Intelligence possa começar a ser aplicado dentro de uma organização, é preciso que o negócio desenvolva um ritual estratégico que permita aumentar a produtividade.

Assim, quando a equipe interna se mostra alinhada, sendo capaz de desenvolver as estratégias de maneira adequada, é possível agradar também o público.

Mas para isso é necessário seguir algumas etapas extremamente importantes. Veja a seguir quais são elas:

Definir quais são os indicadores de desempenho (KPIS)

Os indicadores de desempenho são extremamente importantes para o Business Intelligence. Isso porque sem eles fica impossível saber se os esforços estão sendo adequados.

Caso eles não sejam devidamente utilizados dentro do negócio, pode ser que haja uma grande quantidade de desperdício de tempo e dinheiro.

Assim esses indicadores basicamente servem para guiar a empresa em direção aos objetivos traçados de modo que seja possível chegar onde se deseja realmente.

Selecione as informações

Ao utilizar o Business intelligence é preciso determinar quais informações serão colhidas e analisadas. Assim, a ferramenta será devidamente aplicada visando a melhora do desempenho da empresa.

Inclusive é preciso estabelecer qual a importância de cada uma dessas informações para que elas possam ser colhidas e utilizadas quando isso for realmente necessário. 

Isso é importante para que não se desperdice tempo e recursos em algo que não é primordial no momento.

Escolher as pessoas certas é muito importante

Para que haja o correto funcionamento dos processos dentro de sua organização, se faz necessário que as pessoas envolvidas sejam escolhidas com cuidado visando minimizar os erros.

De acordo com os princípio de Business Intelligence, é necessário que as pessoas envolvidas não somente tenham bom conhecimento sobre os processos quanto estejam totalmente comprometidas com os objetivos propostos.

Os gestores precisam se comprometer

Sem dúvidas ninguém pode dar conta de todos os processos sozinho. Sendo assim se faz necessário que o gerente de projetos conte com o apoio das outras pessoas de dentro da empresa.

Dessa forma fica mais fácil solucionar problemas e evitar que haja o abandono dos projetos logo no início deles. Ter gestores engajados é fundamental para que os funcionários também se comprometam.

Fazer boa escolha do software utilizado

Após definir os três passos citados anteriormente é necessário escolher um software de business intelligence que se adeque perfeitamente às necessidades do negócio.

Isso é muito importante para que haja a correta interpretação dos resultados, permitindo que os investimentos sejam realizados de maneira adequada.

Definir prazos para os projetos

O cumprimento das metas estabelecidas está diretamente relacionado ao estabelecimento de prazos para que os projetos e subprojetos sejam realizados e entregues.

Mas é preciso que o período estabelecido tenha uma boa duração, não sendo nem tão longo e nem tão curto.

Benefícios do Business Intelligence

Nos primeiros tópicos desse e-book você entendeu os princípios básicos do business intelligence e os primeiros passos para a sua aplicação.

Agora você verá quais são os principais benefícios que essa técnica pode te proporcionar. Veja a seguir os maiores motivos que estão levando grandes empresas a aderir ao business intelligence para melhorar os seus resultados.

Aumento das vendas

Como você viu anteriormente, a Business Intelligence se ocupa de analisar detalhadamente os clientes e as suas necessidades.

Por isso por meio dela é possível determinar quais são as principais tendências, bem como a situação do mercado com relação a elas.

Dessa forma se torna possível criar campanhas adequadas de marketing voltadas ao perfil do cliente e assim aumentar consideravelmente o volume de vendas.

Avaliar e conhecer muito bem a sua empresa

O primeiro passo para que uma empresa seja bem sucedida é conhecer seus processos e produtos.

Isso é fundamental para que algumas falhas possam ser sanadas e assim a empresa consiga alcançar um nível elevado de excelência.

Bom o uso da Business intelligence as empresas tem dados específicos acerca de seus clientes e aceitação de seus produtos. Isso permite que ajustes sejam feitos facilmente.

Monitoramento em tempo real

Na modernidade as relações, interesses, demandas entre outras coisas mudam muito rapidamente e por isso é fundamental que o monitoramento das informações seja constante.

Somente assim é possível averiguar as necessidades e opiniões dos clientes, bem como acompanhar o desempenho de seus concorrentes.

Fazer esse acompanhamento praticamente em tempo real é fundamental para que essa tendência à rápidas mudanças seja devidamente acompanhada e não prejudique a empresa.

Retorno rápido dos seus investimentos

Apesar de ser necessário fazer um investimento financeiro para a implementação da business intelligence. Por ser de grande utilidade para a organização, essa ferramenta proporciona rápidos e bons retornos financeiros.

Por ter como principal objetivo a captação de informações valiosas sore os clientes e também estabelecer parâmetros para cada momento; o sistema permite fazer ajustes rápidos nos processos e produtos, melhorando muito a lucratividade do negócio.

Ademais, a utilização dos relatórios e indicadores permite a elaboração de campanhas especificas destinadas especificamente ao seu público alvo.

Planejamento seguro.

Com o Business intelligence é possível prever quais serão os resultados obtidos a partir de cada uma das ações realizadas dentro da empresa.

Isso permite que as decisões sejam tomadas com mais segurança e, dessa forma ocorre uma enorme economia de tempo e recursos.

Maior controle de custos

Por meio da coleta de dados e análise dos gráficos de desenvolvimento é possível identificar facilmente os investimentos que não geram o retorno esperado.

Dessa forma pode-se uma a business intelligence para fazer ajustes que tragam retornos positivos para a saúde financeira do negócio.

A lucratividade é elevada

Por meio dessa ferramenta não apenas os custos são reduzidos, como também há mudanças nas decisões tomadas, que refletem positivamente.

Isso porque assim os colaboradores passam a se dedicar mais ao trabalho e os processos chegam ao seu potencial máximo.

Além disso as vendas também são aumentadas devido à readequação dos produtos de acordo com as necessidades dos clientes.

Com isso a empresa se beneficia de maneira global, alcançando um faturamento adequado. 

Perdas são reduzidas em diferentes setores

Com planejamentos adequados feitos por meio da business intelligence é possível melhorar muito os processos de maneira geral reduzindo as perdas de modo global.

Quando se fala em perdas, imediatamente se imagina que se trate apenas de materiais; mas isso diz respeito também à utilização da mão de obra, tempo e processos, ajudando a elevar a eficiência.

Oferece uma visão clara sobre os riscos

Cada operação realizada dentro de uma organização deve ter seus riscos eficientemente avaliados para que não acarrete em perdas.

Devido ao enorme número de dados gerados por meio da ferramenta de business intelligence é possível identificar os riscos inerentes a cada operação antes mesmo que essa seja colocada em prática.

O Business intelligence é um ótimo aliado das tomadas de decisão

Por meio da leitura das informações já apresentadas nesse ebook você deve ter percebido que são inúmeros os benefícios que o business intelligence pode proporcionar ao seu negócio.

Por meio da coleta e análise de uma enorme quantidade de dados é possível proporcionar à empresa resultados incríveis no que diz respeito ao seu desempenho.

Essas informações são úteis sobretudo no que diz respeito às tomadas de decisão pelos gestores.

As decisões são embasadas em dados concretos

Todas as empresas são constantemente pressionadas pela necessidade de inovar seus produtos a fim de se obter um melhor desempenho com relação à concorrência.

Antes da popularização do conceito de Business Intelligence os gestores faziam suas tomadas de decisão embasados em seus conhecimentos e intuições.

Apesar dos esforços em obter bons resultados por meio de planos gerenciais cuidadosamente elaborados, a quantidade de informações estratégicas a que se tinha acesso era muito pequena.

Com isso decisões estratégicas ineficientes e prejudiciais às empresas foram tomadas frequentemente ao longo dos anos.

Essas decisões ruins podem prejudicar grandemente o seu negócio em diversos aspectos. E nos dias de hoje a situação econômica mundial não permite que isso aconteça.

Planejamento estratégico mais seguro

O Business intelligence fornece ao seu negócio um panorama geral sob diferentes perspectivas, reduzindo significativamente a probabilidade de que venham a ocorrer erros.

Isso obviamente traz uma maior segurança aos gestores no que diz respeito às suas tomadas de decisão.

Ademais dessa forma o planejamento corporativo pode ser elaborado de maneira mais tranquila e simples.

Isso porque através das informações obtidas é possível fazer a correta visualização dos diversos cenários possíveis gerados pelas suas decisões.

Os erros podem ser minimizados quando o gestor compreende tanto o funcionamento da empresa quanto o nicho ao qual ela é voltada.

Com isso pode-se selecionar as estratégias mais adequadas para que se obtenha os melhores resultados possíveis.

Dessa forma com o Business Intelligence é possível conhecer os acertos e falhas do negócio e assim fazer mudanças compatíveis para que haja aumento da lucratividade e melhor colocação frente à concorrência.

Fuja dos erros ao implementar o Business Intelligence

Apesar de o Business Intelligence ser uma excelente ferramenta para melhorar o desempenho do seu negócio, existem alguns erros comumente cometidos durante a sua implementação.

Por isso se você pretende usar o BI em sua empresa, aprenda com o erro dos outros para que você não passe pelos mesmos problemas.

Veja a seguir quais são os principais problemas e fuja deles

Não contratar uma consultoria especializada

É muito comum que os gestores se sintam capacitados a implementar o Business intelligence por conta própria, apenas usando os seus conhecimentos e prática.

Entretanto para que todo o potencial oferecido pela ferramenta possa ser explorado e aproveitado. É preciso que haja grande dedicação de um profissional especializado nessa área.

Para isso pode ser necessária a contratação de uma consultoria especializada; que apesar de gerar custo, pode ser essencial para que o processo tenha os resultados esperados.

Não informar os colaboradores sobre as estratégias utilizadas

Todas as mudanças feitas dentro da empresa tem a necessidade do envolvimento dos colaboradores que são ativos nos processos.

Por isso toda e qualquer alteração nas estratégias deve ser informada a todos os colaboradores envolvidos.

Além de ajudar a fazer com que eles compreendam os objetivos, isso faz com que haja maior envolvimento das pessoas e, assim eles se sentem parte importante do processo.

Dessa forma sem dúvidas essas pessoas trabalham com maior engajamento, o que aumenta muito a eficiência dos processos.

Não definir os objetivos da empresa corretamente

O Business Intelligence é uma ferramenta de extrema importância para o ambiente organizacional; que visa proporcionar uma elevação significativa nos resultados e rendimentos da empresa.

No entanto para que os benefícios possam ser corretamente obtidos, é necessário que se tenha uma ideia clara de quais os objetivos traçados.

Ou seja, é necessário saber os benefícios que a empresa realmente deseja obter por meio da utilização do BI.

Dessa forma os objetivos servirão como guia para que o planejamento seja montado de acordo com as exigências e expectativas.

Pensar que o BI sozinho fará milagres

O Business Intelligence visa sobretudo a utilização de diferentes fontes de dados; por isso é necessário que a ferramenta utilizada seja capaz de fazer a correta captação e integração das informações.

Pode ser necessário usar mais de uma plataforma que devem ser cuidadosa e eficientemente integradas para que se obtenha os resultados esperados.

Além disso é preciso estar atento à segurança dos dados para que eles não sejam roubados por ameaças virtuais.

Pensar que os softwares de Business Intelligence são todos iguais

Atualmente no mercado existem muitas ferramentas de Business Intelligence disponíveis. Cada uma delas possui características e preços diferentes.

Por isso ao decidir em investir em um produto desse tipo é necessário que você compare as opções disponíveis e escolha a melhor para o seu negócio.

Lembre-se de que a escolha deve ser feita com base nas funcionalidades e não no valor do produto.

Conclusão

Após a leitura desse e-book você pode perceber que o Business Intelligence traz inúmeros benefícios aos negócios nos quais a sua aplicação é feita.

Atualmente o mercado passa por constantes transformações obrigando os gestores a buscar sempre compreender tanto as necessidades de seus clientes quanto as transformações do mercado.

Com isso devem ser feitas mudanças na empresa visando proporcionar melhorias. Mas com o cenário econômico mundial atual, não há margem para erros.

Por isso se faz necessária a utilização de uma ferramenta estratégica que ajude na coleta e interpretação das informações, bem como nas tomadas de decisão mais acertadas e, o Business Intelligence atende a todos esses requisitos.