Como criar um blog de sucesso é uma das principais questões relacionadas ao marketing digital.
Apesar do grande número de blogs existentes na web, com os avanços e popularização da internet é possível se destacar e ter sucesso e lucratividade com ele.
Inclusive os blogs continuam sendo uma excelente maneira de obter renda online. Mas isso depende diretamente da qualidade dele, conteúdo e outras estratégias usadas para que ele se torne rentável e também colabore com o seu portfólio.
Ter um blog hoje em dia é de importância fundamental tanto para empresas quanto para quem empreende por meio da internet. Pois ele é a principal estratégia de marketing digital, usada na geração de tráfego e leads.
Mas não pense que basta ter um blog para obter sucesso. É necessário se dedicar a ele e saber como fazer isso da maneira correta.
Então, para te ajudar esse e-book foi criado com as principais dicas de como criar um blog de sucesso.
Por que criar um blog?
Você deve ter percebido que criar um blog tem sido uma estratégia muito usada por empresas e pessoas que trabalham pela internet.
Isso porque esse tipo de comunicação possui várias vantagens com relação a outros meios de comunicação.
Primeiramente é preciso reconhecer que a principal vantagem de se criar um blog é o fato de que por meio dele você pode mostrar sua autoridade no assunto de que trata.
Além disso eles são essenciais para que você faça suas vendas.
Então, favorecer as ligações entre você e os seus clientes é mais uma das importantes funções dos blogs.
No entanto essa relação não se dá por magia. É preciso que os produtos comercializados atendam às expectativas e necessidades de seus clientes, para que a frustração não provoque o efeito contrário.
Por fim vale ressaltar ainda que um blog pode ser usado para educar o seu público acerca de um ou diversos assuntos. Assim ao recorrer aos mecanismos de busca, os internautas podem ser direcionados à sua página.
Como criar um blog perfeito?
Se você estiver pensando em criar um blog de sucesso, a primeira coisa que deve saber é que existem várias maneiras de se fazer isso.
Os blogs são extremamente diversificados, podendo tratar de vários assuntos.
De maneira geral o que difere um blog de sucesso de um fracassado é a quantidade de tráfego gerada.
Além disso a sua página deve ter uma boa aparência, tratar de um assunto interessante e bem escrito. Mas acima de tudo é necessário criar uma boa estratégia.
Para que o seu blog dure muitos anos e gere renda para você, é preciso ter uma estratégia concreta e um bom planejamento.
Isso te ajuda também a se manter focado e fazer o que for preciso para manter seu blog girando sem desistir no meio do caminho.
Criar um blog não é complexo, basta que você siga corretamente os passos.
Então a seguir você verá o passo a passo de como criar um blog. Vamos lá
1. Faça a opção do nicho com o qual irá trabalhar
Com os constantes avanços tecnológicos e da internet, existem muitas oportunidades diferentes, que surgem a partir de diversos temas.
Sendo assim cabe a você escolher um assunto com o qual se identifique para que seu blog seja desenvolvido em torno disso.
Além disso existem alguns nichos de mercado que estão em alta e por isso podem ser mais lucrativos do que outros.
Mas na verdade a lucratividade vai ser um reflexo da sua dedicação. É sabido que as pessoas se dedicam às coisas mais prazerosas.
Então é mais importante buscar um nicho com o qual você tenha intimidade.
Outra questão importante é observar bem a competição no nicho escolhido por você. Isso porque em algumas situações a concorrência é tão grande que se torna muito difícil (mas não impossível) obter destaque.
2. Escolha a plataforma em que vai criar o blog
Hoje em dia existem diversas plataformas disponíveis para você criar um blog e disponibilizar conteúdo. As principais e mais famosas são o Blogger, WordPress e Tumbler por exemplo.
Além dessas há também as plataformas ditas híbridas, em que se pode criar e divulgar conteúdos diferentes, incluindo textos, fotos e vídeos. O principal representante nesse caso é o Facebook.
3. Ao criar um blog você vai precisar de um domínio
Antes de hospedar o seu blog, você vai ter que decidir qual domínio irá utilizar. Esse basicamente será o nome do seu projeto e ele tem importância fundamental para que as pessoas te localizem mais facilmente.
Um domínio pode ter várias extensões diferentes, que servem a propósitos distintos, como é o caso de “.com.br”, “.com”, “.net”.
Geralmente a extensão é associada ao país ao qual o conteúdo está relacionado, como “br” para Brasil ou “pt” para Portugal, por exemplo.
Com isso nos mecanismos de busca o tráfego é direcionado levando-se em conta a extensão. Então no caso de “br”, a prioridade será atrair leitores do brasil e assim por diante.
Isso irá interferir diretamente no rankeamento do seu blog nos diferentes mecanismos de busca usados para direcionar os usuários às paginas de internet.
Por outro lado, extensões como “.com”, “.net”, “.org” são considerados generalistas. Por isso é possível que assim seu domínio seja encontrado também em buscas feitas fora do país.
Portanto é preciso antes de mais nada saber para qual país você deseja criar os seus conteúdos, quem é o seu público alvo.
A partir disso você pode escolher adequadamente o seu domínio e extensão mais adequada para ele.
Lembre-se de que antes de escolher o seu domínio é necessário realizar uma busca para saber se ele ainda não existe.
Pense em um nome simples, que seja facilmente lembrado pelas pessoas. Além disso é importante que a maioria saiba como escrever adequadamente o nome do seu blog sem problemas.
4. A hospedagem deve ter qualidade
Ao criar um blog você precisa ter grande preocupação com a infraestrutura dele. Caso o contrário você pode ter problemas com o tráfego e permanência online posteriormente.
Em diversos casos as hospedagens internacionais são ótimas e ao selecionar a opção premium você ainda tem acesso a muitos recursos diversificados que vão colaborar grandemente com a qualidade do seu blog.
5. Seus conteúdos devem ser incríveis
O maior segredo de um blog é o conteúdo publicado nele. Se o seu conteúdo for incrível, tiver qualidade e originalidade, provavelmente você vai conseguir um bom número de acessos.
Basicamente você precisa se preocupar em fazer aquilo que os seus concorrentes não fazem e tratar os assuntos de maneira original.
Ou seja, é preciso que os seus conteúdos realmente consigam agregar valor ao seu blog.
Então a primeira coisa de que você vai precisar para o planejamento dos seus conteúdos são tópicos interessantes sobre os quais tratar em seus textos.
Para isso você terá que conhecer muito bem os seus leitores e saber exatamente o que eles precisam. Quais são os assuntos mais buscados? Quais informações não existem na web? O que desperta maior interesse por parte dos seus leitores?
Isso vale tanto para os seus textos quanto para os vídeos e podcasts que forem publicados por você em seus blogs ou redes sociais.
6. Crie um calendário de publicação de conteúdos
Ter um bom planejamento é essencial para qualquer área, seja de cunho pessoal ou profissional. Portanto após criar um blog você terá que se programar.
Para alcançar o sucesso você vai precisar de uma agenda que te ajude a manter o comprometimento e a constante produção de conteúdo de qualidade.
Para se tornar conhecido e gerar bastante tráfego online é preciso ter um grande comprometimento com as suas publicações.
O ideal é que ao criar um blog você se programe para fazer a publicação de pelo menos dois conteúdos semanais exclusivos e de qualidade.
A consistência é o segredo do sucesso. Por isso esforce-se ao máximo para criar uma rotina bem rígida de publicações.
Assim, você mantém os seus blog ativo e os seus leitores sempre em contato com ele. Isso evita que ocorra o esquecimento e, consequentemente a queda do tráfego.
7. As técnicas de SEO podem te ajudar
Ao criar um blog não basta que você se preocupe exclusivamente com a aparência dele e a manutenção de uma boa frequência de publicações. Você deve ter um bom número de acessos.
Para ter uma boa rentabilidade com suas publicações é necessário que as pessoas consumam os seus conteúdos e estejam constantemente acessando o blog.
Para isso é fundamental a utilização de técnicas de SEO, essenciais para aumentar o tráfego em sua página.
Ao utilizar as técnicas de SEO você se coloca à frente de seus concorrentes nos mecanismos de busca.
A partir disso é preciso saber utilizar adequadamente esses dados para a criação dos seus conteúdos e assim receber mais acessos.
8. Tenha objetivos definidos
Ao criar um blog uma das questões fundamentais que te levará ao sucesso é ter objetivos bem definidos de onde você quer chegar.
Isso porque se você não souber quais são os seus objetivos, não poderá definir adequadamente as estratégias que serão usadas para que eles sejam atingidos.
Um dos principais objetivos de um blog deve ser com relação ao número de acessos mensais. Estabeleça objetivos possíveis e conforme for atingindo-os, vá aumentando gradativamente.
Mas lembre-se de ser realista e ajustar as métricas de acordo com as suas possibilidades.
9. As newsletter podem ser suas aliadas
Apesar de as redes sociais e formas de comunicação terem se diversificado, o e-mail ainda é a forma mais eficiente de se manter contato com os seus leitores.
Por isso, ter uma estratégia eficiente de mail marketing pode ser definitiva na sua busca por acessos e rentabilidade ao criar um blog.
Então dentro do seu blog pense em uma estratégia para estimular os seus leitores a registrar as suas informações como nome e-mail.
Uma boa estratégia é oferecer algum material interessante gratuitamente, mediante cadastro.
10. Crie um modelo de rentabilização
Criar um blog que não te traga nenhum tipo de retorno financeiro não é nada atraente e motivador.
Mas para a maioria dos blogueiros a rentabilização é o maior objetivo. E existem duas maneiras básicas de se fazer isso: a direta e a indireta.
E será justamente a forma de rentabilizar que ajudará a definir alguns objetivos, bem como a maneira como você irá conduzir o conteúdo do seu blog.
Criar um blog com rentabilização indireta
Se você tem como principal objetivo a criação de um blog pessoal ou profissional, pode ser que você deseje ter uma rentabilização indireta.
Ou seja, o seu objetivo principal pode ser se tornar visível e mais conhecido no mercado. Assim, você pode convidado para dar palestras, escrever artigos ou livros, por exemplo.
Mas para que você fique famoso é preciso que o seu blog tenha muitos acessos.
Criar um blog com rentabilização direta
Para obter rentabilização direta em seu blog é necessário que você trabalhe em parceria com afiliados, anúncios e infoprodutos, por exemplo.
Essa é uma maneira muito utilizada por quem acaba de criar um blog e deseja conseguir algum dinheiro com ele.
E aí, você está pronto para criar um blog de sucesso?
Após a leitura desse e-book você adquiriu uma grande quantidade de conhecimentos e informações de extrema importância para criar um blog bem sucedido.
Portanto, agora é hora de juntar todas essas informações e começar a colocar a mão na massa.
Mas antes de começar se pergunte se você está realmente disposto a se dedicar muito tanto à criação quanto à manutenção do seu blog.
Tenha em mente que você vai precisar de muita motivação para que consiga manter a qualidade do conteúdo e a constância de informações necessária para gerar um bom tráfego e manter os seus leitores interessados.
Apesar das possibilidades de ter grande retorno tanto financeiro quanto profissional, é necessário que você entenda que somente quem persiste consegue alcançar o sucesso desejado.
Portanto trace os seus objetivos, tenha um bom planejamento, programe os seus conteúdos e mantenha a constância de publicações. Dessa forma você sem dúvidas conseguirá trilhar um caminho de sucesso e não desistirá no meio do percurso.