Como escolher um bom desenvolvedor de site

O desenvolvedor de site faz um conjunto de atividades que são necessários para que se possa criar um site.

Isso vale desde a criação do Layout, programação da interface, a construção dos arquivos (CSS) até a programação das interações.

Existem muitas tecnologias hoje no mercado, as quais você pode utilizar para desenvolver um web site. Isso vale desde um site Institucional até uma Plataforma de Ecommerce.

O que faz um desenvolvedor de site?

A resposta mais simples, é que o desenvolvedor de site faz o desenvolvimento de websites. Ele é responsável pela estrutura dos sites.

Ele planeja, cria e faz a manutenção para que tudo rode dentro da plataforma web. Ele também é conhecido como Web developer. Nas suas áreas de atuação, ele divide-se em duas: Front-end e Back-end.

  • Front-end: ele é responsável por toda a parte que você vê em um site. O que chamamos de camada gráfica. A sua grande preocupação é com relação a experiência que o usuário tem quando realiza o acesso. Ele cuida desde o layout até os detalhes menos vistos, como os menus e os rodapés. Normalmente ele trabalha com o HTML, CSS e o JavaScript.
  • Back-end: ele é o responsável pelo servidor que vai hospedar o seu site. Garantindo assim que os dados que são enviados para o navegador, estejam corretos. Ele segue boas práticas com relação a segurança dos dados. Usa normalmente o SQL, MySQL e o PostgreSQL.

As carreiras que englobam computadores ou a internet, estão em alta hoje. A população como um todo também está mais conectada. Isso corrobora para que haja um grande crescimento de pessoas e empresas que querem entrar nesse meio.  

Como é o desenvolvimento de um site?

Para desenvolver um site, é preciso que seja seguido um processo de criação, para que assim possa chegar na parte de programação. Esse processo é dividido 5 etapas:

  • Direção de arte do site: Nesta parte, é onde se cria o conceito visual de um determinado site.
  • Arquitetura da informação: Nesta parte, fica responsável a estruturação do conteúdo que terá neste determinado site.
  • Design da Interface: Nesta parte se aplica toda a direção da arte. Isso com relação a todas as telas que serão criadas pela arquitetura da informação.
  • Programação da Interface: Nesta parte, as telas são transformadas em código navegáveis HTML.
  • Programação do Sistema: Nesta parte, transforma-se o site e a ferramenta de interação com o servidor de aplicação e com o banco de dados.

Como desenvolver um site?

O site nada mais é do que o endereço virtual de uma empresa, ele é tão importante quanto o espaço físico.

É claro, que quando falamos de empresas “virtuais”, essa regra não se aplica. Para que o site tenha sucesso, é preciso mais que ter um domínio ou registrá-lo.

O layout do site precisa claro estar alinhado com as tendências do design, pois isso valoriza a marca e claro converte em visitantes, o que chamamos de clientes fiéis.

Antes de continuarmos, vamos entender o que é um Domínio?

Domínio

O domínio de internet, é um conjunto de caracteres que você coloca no seu navegador para encontrar um determinado site. Um exemplo: domínio.com.

O conjunto desses caracteres funciona com se fosse um ponto de referência. Assim todas as pessoas podem encontrar o site na internet.

O seu navegador sozinho não tem a capacidade de compreender o domínio de internet. Se você digita por exemplo: sua empresa.com, ele não trabalha sozinho, ele não entende que tem que ir para lá.

Então o navegador vai trabalhar com conjunto com o DNS. O DNS é um servidor, ele fala para o navegador que o endereço real do domínio suaempresa.com é o 32.15.85.45 (Exemplo).

Agora sim o navegador tem total condição de ir até o local onde está guardado ou armazenado todo o conteúdo do site suaempresa.com.

Em resumo, o domínio que usamos na internet, é como se fosse uma “fantasia” que criamos para facilitar todo e qualquer tipo de acesso aos endereços reais. O domínio nos auxilia com relação a memória humana. Por isso ele é tão importante.

Como escolher Desenvolvedor de site

Determine que tipo de site você precisa

Isso pode parecer um dado, mas nem todos os sites são iguais.

Google é um site. Mas é alimentado por uma infraestrutura multibilionária com vários data centers ao redor do mundo. Facebook e Amazon? Idem.

Embora esses sejam exemplos extremos, é importante distinguir as diferenças entre o que compõe um site e sua funcionalidade. Ou seja, o que você precisa que o site faça para seus visitantes e seus negócios.

Você vai vender widgets? Bem, você precisará de um site de comércio eletrônico e é improvável que o primo de seu amigo seja adequado para este projeto.

O comércio eletrônico traz vários desafios logísticos e tecnológicos. A empresa que você contratar deve ter experiência em trabalhar neste espaço e ter uma solução de comércio eletrônico que se adapte ao crescimento de seus negócios – e fornecer suporte para as falhas inevitáveis ​​que ocorrem ao longo do caminho.

Para muitas pequenas empresas que oferecem serviços profissionais, os principais objetivos de um site são criar confiança, educar, informar e converter visitantes em leads.

Embora existam centenas de empresas de desenvolvimento da Web que podem realizar essa tarefa com facilidade, há várias variáveis ​​a serem consideradas, como o tipo de sistema de gerenciamento de conteúdo e onde o site será hospedado.

Esses fatores podem ter um impacto significativo no gerenciamento diário do site e no futuro, quando, se não, o site for reprojetado.

Determine sua compatibilidade

Ao contratar uma empresa de desenvolvimento web, você está contratando um parceiro de tecnologia. Esse parceiro provavelmente fará parte de sua empresa por muitos anos, desde que você esteja satisfeito com o serviço deles.

E esse é o problema.

Gastar um pouco de tempo extra na parte da frente pode economizar muito dinheiro para sua empresa e, o mais importante, muito tempo. Mover um site de um provedor para outro pode ser caro e demorado.

Conheça quem você está contratando para esse relacionamento de longo prazo. Embora a qualidade e a eficácia de seu trabalho sejam certamente uma consideração, descubra o que elas valorizam, como trabalham e como tratam seus funcionários.

E embora credibilidade e confiança também sejam características importantes, também é bom se você gosta delas.

Determine o nível de suporte necessário

O suporte é oferecido de várias formas, como ajuda na configuração de email ou ajudar alguém a redefinir uma senha.

Com o suporte do site, você provavelmente precisará de alterações no seu site regularmente.

Não é incomum perceber que um recurso ou elemento foi deixado sem consideração antes do lançamento. E o mais importante, um site não é, nem deve ser estático.

Uma boa empresa de desenvolvimento fornecerá as ferramentas para adicionar conteúdo de atualização, adicionar novas páginas e artigos e fazer pequenas atualizações.

Para novos recursos, é provável que você precise confiar no seu parceiro de tecnologia.

A maioria das empresas de desenvolvimento da web fornece algum nível de suporte contínuo, mas é sempre uma boa idéia descobrir qual nível, tempo de resposta e quais membros da equipe farão esse tipo de trabalho.

Atenção aos detalhes

Recentemente, alguém da minha rede anunciou o lançamento de seu novo site. Pude perceber pelo post que eles estavam empolgados e orgulhosos de sua nova presença online. Obviamente, havia um link para o novo site no post. Mas não exibia nada além do logotipo e do título da página inicial, “Página inicial”.

Falha épica

Aqui está uma oportunidade de brilhar nas redes sociais. Mas como o desenvolvedor de site não demorou ou talvez não entendeu como os canais de mídia social funcionam, a oportunidade foi perdida.

Mais importante, a falta do título e da descrição adequados provavelmente prejudicará a classificação de seus mecanismos de pesquisa.

São pequenos detalhes como esse que, com o tempo, podem ajudar a criar ou quebrar as propriedades digitais de uma marca.

Uma boa empresa de desenvolvimento web tem a experiência e entende a importância de como as mídias sociais e os mecanismos de pesquisa exibem informações dos sites.

Eles trabalham com sua empresa para garantir que essas bases sejam cobertas, para que você esteja sempre com a melhor cara à frente.

E mostra atenção aos detalhes. Esse é o tipo de empresa que garante que tudo seja verificado e depois verificado.

Fatore todos os custos

Os preços de design e desenvolvimento de sites variam de graça, a fixo e a cada hora. Heck, algumas empresas ainda têm preços diferenciados com base no tipo de pessoa que faz o trabalho.

Além dos custos iniciais de design e desenvolvimento, existem cobranças e encargos contínuos que devem ser entendidos antes da assinatura do contrato.

Hospedagem

Quase todas as empresas de desenvolvimento web cobram algo para hospedar um site, mas mesmo isso pode variar bastante.

Embora possa ser tentador, esta é a área em que você não deseja obter um pouco de excitação.

Na maioria dos casos, você obtém o que paga e isso significa tempo de atividade do site – você deseja que seu site esteja disponível o tempo todo, e não apenas algumas vezes. Não economize nos custos aqui.

O desenvolvedor de site dá suporte contínuo

Novamente, essa é uma área em que os preços estão em geral. Algumas empresas incluem um certo nível de suporte em seus planos de hospedagem, enquanto outras cobram tempo e materiais por qualquer alteração.

É importante entender que você fará alterações no seu site e provavelmente haverá um custo. É melhor entender e planejar esses custos na frente.

Não existe uma bala de prata ou um guia definitivo para o desenvolvimento da Web e todas as empresas operam com diferentes modelos de negócios.

Porém, com um pouco de lição de casa e um guia confiável, você pode reduzir alguns dos custos de construção (e reconstrução) de seu site.

O desenvolvedor de site tem experiência

Ajuda a saber que seu desenvolvedor de site tem experiência na criação de sites para uma ampla variedade de setores e públicos.

Eles podem lidar com tudo, desde marshmallows a facões? Nesse caso, há uma boa chance de que seu site não seja problema.

As agências com experiência em sites B2B e B2C certamente terão um controle firme na adaptação do código e do design às suas necessidades.

Também mostra uma experiência excelente em várias circunstâncias, independentemente do cliente ou objetivo do site.

Você pode ficar tentado a escolher o desenvolvedor de site que cria apenas sites para dentistas, mas isso acabará resultando na obtenção de um site de tamanho único que não oferece a funcionalidade que você realmente deseja.

O desenvolvedor de site se importam tanto com o back-end quanto com o Front-end

Um site de sucesso não apenas parece ótimo, mas também funciona perfeitamente para seus clientes e sua equipe.

Deve ser tão fácil para seus clientes encontrar o que eles precisam ou fazer uma compra quanto atualizar seu conteúdo ou design.

Um bom desenvolvedor tornará o back-end tão amigável que você se perguntará o que costumava fazer no trabalho o dia todo.

O desenvolvedor de site sabe criar o site de acordo com a indústria

O setor de sites muda rapidamente, e o desenvolvedor de site que você escolher deve poder crescer junto com essa tendência.

Isso manterá sua empresa operando na vanguarda de seu respectivo setor e removerá qualquer risco de ficar obsoleto (suspiro). Procure alguém que aplique constantemente idéias inovadoras e novas em seu trabalho e que busque empurrar o envelope do desenvolvimento da web.

Essas empresas costumam ter alguns dos privilégios do setor mencionados anteriormente e um inventário de clientes variados e bem-sucedidos.

Um espírito ambicioso é um sinal de uma agência saudável e eles adquirem o hábito de aplicar a mesma mentalidade ao seu site.

Há uma boa chance de você nunca ter considerado vários desses fatores ao contemplar a agência de desenvolvimento certa. Tudo bem. Mas agora você deveria. Todos esses aspectos e muito mais envolvem a criação do melhor site possível para você e sua empresa.

para mais informações entre em contato com a Ideacorp!