Newsletter: o que é e por que é importante para sua empresa?

A Newsletter é muito utilizada por empresas que desejam manter o contato com os seus clientes, sobretudo via e-mail.

Assim o relacionamento com o cliente ocorre de forma natural, mantendo essa tendência estratégica das empresas.

Então percebe-se que a comunicação direta é uma ferramenta essencial para o sucesso e para a manutenção da relação entre as empresas de diferentes ramos e os seus clientes.

E a principal maneira de se fazer a comunicação direta é justamente por meio do envio de newsletter periodicamente.

Em português o termo newsletter quer dizer simplesmente “boletim informativo”. Então geralmente ela é uma publicação disparada pela empresa aos seus milhares de clientes, que tem uma periodicidade pré determinada.

Além disso as características das informações contidas nela como a linha editorial e identidade visual, também são bem definidas de modo à cumprir bem o seu objetivo inicial.

Portanto, se você tem um negócio e quer compreender melhor como a newsletter pode te ajudar a atrair seus clientes, continue a leitura desse material até o final.

O que é e como funciona a Newsletter

Primeiramente o termo pode ser traduzido para o português como sendo “boletim informativo”. Diz respeito à uma publicação que a empresa cria e dispara para todos os seus potenciais clientes.

Do mesmo modo como ocorre com os jornais e revistas tradicionais, a newsletter é criada cuidadosamente de modo que ela tenha um formato e uma identidade visual específica.

Newsletter

Além disso a sua periodicidade também é definida para que possa cumprir adequadamente o seu papel, considerando o principal objetivo pelo qual ela foi criada.

Feita a sua criação ela pode chegar até o cliente de diversas maneiras, mas a mais comum é por meio de e-mails.

Mas apesar de ser enviada por e-mail assim como as propagandas, a newsletter não é a mesma coisa que um e-mail marketing.

Por um lado o e-mail marketing foca diretamente nas vendas, por outro lado a newsletter possui uma característica mais informativa.

Portanto, a newsletter tem como objetivo oferecer aos clientes informações relevantes. O seu papel é fazer a manutenção do relacionamento empresa- cliente e não diretamente vender um produto.

Então esse tipo de e-mail não é enviado para qualquer pessoa, mas sim para aquelas que solicitam o envio de conteúdo por meio de cadastro em sites e páginas.

Mas justamente por isso a criação do conteúdo deve ser cuidadosa para que a mensagem não seja jogada no Spam e apresente uma relevância para que o cliente tenha interesse nela.

Por que a Newsletter pode ajudar no meu negócio?

Primeiramente o envio da newsletter é direcionado às pessoas que demonstraram interesse pelo negócio em questão. Isso por si já é uma vantagem, pois ela chega à pessoas que tem potencial de fechar negócio com você.

Além disso o papel principal dessa ferramenta é a manutenção do contato entre a empresa e o cliente. Essa é uma forma de lembrar as pessoas de que o seu negócio existe.

Então, quando precisar de seu produto o indivíduo logo se lembrará de sua empresa, sem que tenha que buscar diferentes alternativas. Isso aumenta as chances de sucesso.

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Outra vantagem que a newsletter pode proporcionar é que ela dá à você a chance de mostrar aos seus clientes qual é o seu nível de conhecimento e experiência com um determinado assunto.

Portanto você deve enviar bons materiais, bem estruturados, contendo assuntos relacionados ao seu negócio e seus produtos.

Dessa forma você tem a chance de estabelecer uma relação de confiança e segurança com os seus contatos, de forma que sua empresa seja referência à eles.

Sendo assim, as newsletter podem também ser incluídas na sua estratégia de marketing durante campanhas específicas.

Então você pode fazer o envio de um boletim informativo que se relacione naturalmente com a sua campanha. Assim, sua estratégia será reforçada.

Como aumentar a eficiência da minha newsletter?

Para que realmente seja eficiente, a newsletter deve ter algumas características essenciais para atrair seu cliente sem que ele se sinta incomodado.

Mas saiba que existem algumas dicas ótimas para melhorar ainda mais a eficiência de suas mensagens. Assim, colocando em prática algumas dicas você consegue aumentar a taxa de abertura e cliques de sua newsletter.

Primeiramente você deve criar o assunto do e-mail de forma cuidadosa para que atraia a atenção de seu assinante.

Além disso, o corpo do e-mail também deve ser atraente. Assim, ele não deve ficar muito cheio. Mas ao mesmo tempo deve transmitir uma mensagem importante ao cliente.

Assim, é fundamental que a mensagem seja simples e clara para alcançar o maior número de pessoas possível.

Ademais, para aumentar ainda mais as taxas de sucesso de sua mensagem, você deve inserir imagens relacionadas ao tema retratado.

Determine uma boa frequência de envio. Mas tenha cuidado de não mandar mensagens demais pois o excesso. Pois pode fazer com que o seu cliente se sinta mal e acabe pegando um certo “trauma” da sua empresa.

Dessa forma a sua taxa de bloqueio e cancelamento do recebimento pode se elevar bastante.

Por fim é muito importante que você meça os seus resultados para saber se as newsletter estão realmente cumprindo bem a sua função e atingindo os assinantes da forma como você gostaria.

Para isso observe as taxas de aberturas e cliques, pois de nada adianta disparar milhares de e-mails se os seus clientes não tem interesse em abrir suas mensagens.

O que é importante na minha newsletter?

Primeiramente vale ressaltar que a newsletter é uma excelente estratégia para que você nutra os seus leads.

Assim, por meio delas você envia informações importantes que acabam direcionando o leitor à consumir o produto que sua empresa oferece.

Mas ela deve ser criada com cuidado, com informações úteis. Assim ela pode ser utilizada também para promover o lançamento de novos produtos e anunciar novidades de sua empresa.

Então, você deve aprender como tirar o máximo de proveito dessa ferramenta de modo que ela te possibilite transmitir diversas mensagens importantes sem que o leitor se sinta incomodado de alguma maneira.

Mas lembre-se de que a newsletter está intimamente relacionada com a sua frequência. Por isso, mesmo quando não houver novidades, crie mensagens interessantes que contenham informações de assuntos relacionados à sua empresa.

O que fazer para a newsletter não virar spam?

Primeiramente o que você precisa saber é que mensagens vão para o spam quando são consideradas desinteressantes.

Portanto é essencial que o seu conteúdo seja útil para quem está recebendo. Para isso é necessário que você ou alguém de sua equipe se dedique à criação do material.

Aliás, é importante ressaltar que independente do ramo do seu negócio e da periodicidade das suas mensagens, é preciso que elas tragam algo à mais ao leitor.

Então ela deve ser interessante. Mas além disso deve também ser clara e objetiva, composta por mensagens objetivas, não muito longas e escritas de forma simples.

Seja dinâmico, criativo, sem deixar a objetividade de lado, ou o seu leitor vai simplesmente desistir no meio do caminho. Portanto, não se estenda demais.

Uma boa dica é fazer a segmentação de suas newsletter de acordo com os possíveis nichos existentes dentro da sua marca. Dessa forma o conteúdo fica ainda mais direcionado e, consequentemente mais interessante.

Mas para isso é claro que você vai precisar ter informações mais detalhadas sobre o perfil do seu cliente. Para isso o cadastro inicial deverá pedir essas informações e o seu processo deve ser automatizado para facilitar a ação.

Por fim, tenha em mente que a conquista do cliente por meio da newsletter é um trabalho de longo prazo, que requer paciência.

Portanto, se você não quer esperar para ver suas vendas aumentarem significativamente, procure por outras alternativas e ferramentas.

Por que a newsletter é importante?

Assim, após a leitura desse material pode ser que você ainda esteja se perguntando quais são as vantagens reais de criar newsletter para o seu negócio.

Então, veja aqui os principais motivos e se convença de uma vez por todas sobre a importância dessa ferramenta.

Você se torna uma fonte de informações úteis

Se você for capaz de produzir uma newsletter de qualidade, com certeza o seu cliente te enxergará como uma fonte de informações.

Aliás, vale ressaltar que quando isso acontece, o nível de confiabilidade tende a subir, pois você passa a ser visto como referência.

A newsletter ajuda a preparar seu cliente

Desde que cada mensagem seja cuidadosamente planejada, ela tende a levar o seu cliente à escolher a sua marca ao invés de outras. E nem é preciso dizer o quanto essa preparação é importante, não é mesmo?

Além disso, se você utiliza um funil de vendas, a sua newsletter colabora para acelerar a evolução de seu cliente dentro dele, levando-o a fechar negócio em menos tempo.

Sua marca será sempre lembrada

É de suma importância que o seu cliente sempre lembre de sua marca quando ele precisar do serviço que você oferece. Por isso você não pode cair no esquecimento e ser deixado de lado.

Nesse sentido a newsletter ajuda muito a manter a sua empresa sempre na mente do cliente. Assim, quando ele precisar de seu produto já saberá onde encontrar.

Então, com a rotina nos envios você automaticamente cria uma onda de fidelização.

Como medir a eficiência das newsletter?

Para o sucesso de sua empresa, não basta simplesmente criar e disparar os conteúdos. Então é muito importante também saber o quanto eles estão sendo significativos para a sua empresa.

Dessa forma, é importante principalmente saber quantas pessoas realmente abrem as mensagens que recebem.

Mas não é só isso, existem diversas formas de fazer as análises. Por isso é muito importante que você tenha uma ferramenta automatizada que já te forneça esses dados prontos.

Então, se você perceber uma elevada taxa de rejeição, saberá que é hora de rever as suas estratégias e as suas mensagens.

Portanto, analisando quantos clientes leem as suas mensagens e quantos deles as ignoram, você tem um bom parâmetro da eficiência de sua newsletter.

Mas existem também algumas ferramentas adicionais gratuitas que podem ser obtidas online que te ajudam a avaliar o seu desempenho.

O importante é que os dados sejam devidamente considerados.

Por fim, se você tiver resultados negativos reveja se a sua newsletter não está sendo criada de forma errada.

Por exemplo, se a maior parte de seu público é composto por homens, você não deve fazer uma newsletter cheia de bonequinhas.

Além disso a linguagem precisa se adequar perfeitamente às características do seu público alvo.

Então, quando for pensar no conteúdo, coloque-se no lugar do seu cliente e pense no que você gostaria de ler se estivesse em seu lugar.

Com certeza fazendo isso as suas chances de acertar serão bem maiores. Mas caso você tenha dificuldades, contrate uma empresa que reveja e crie conteúdos melhores para você.

Conclusão

Como você pode perceber pela leitura desse texto, a newsletter é uma ferramenta importantíssima voltada sobretudo para a manutenção do relacionamento entre a empresa e os seus clientes.

Então, o envio periódico de mensagens são fundamentais para a fidelização desses clientes. Mas lembre-se de que o conteúdo deve ser interessante de modo que realmente chame a atenção.

Assim o seu leitor abrirá a sua mensagem e ela será capaz de cumprir o seu objetivo inicial. Para que isso ocorra é necessário que o título chame a atenção e que o texto seja objetivo, claro, direto e curto.

Então a mensagem que você quer passar deve ser transmitida de maneira mais objetiva possível. Pois você poderá acabar fazendo com que seu cliente se sinta entediado e desista da leitura.

Por fim, lembre-se de que para que sua marca esteja sempre na mente de seus clientes é necessário que a frequência de envio seja alta. Entretanto não envie mensagens em excesso.

E não se esqueça de avaliar os índices de aceitação e rejeição. Eles são fundamentais para que você mensure a eficiência que as suas mensagens estão tendo.

Então, depois de tudo isso, não restam dúvidas de que a newsletter é uma excelente ferramenta para melhorar a relação de sua empresa com os clientes.