A importância do Branding para sua empresa

Muitas discussões têm chegado à conclusão que o sucesso está intrinsecamente relacionado ao Branding das empresas, ou seja, a imagem da empresa e a força dela no mercado. Isso, de modo que ele seja estável e reconhecido pelos consumidores.

No mundo do empreendedorismo é cada vez mais comum ver as empresas utilizando de todos os meios possíveis para se fixar no mercado enquanto conceito, serviço e produto.

Com o avanço das tecnologias o número e os tipos de negócios cresceram de tal maneira que as estratégias para se chegar ao sucesso e para lá se manterem precisam ser revistas e aprimoradas constantemente.

A receita do sucesso conta com ingredientes que quase todos temos em casa, mas o modo de preparo é o ponto-chave para uma refeição apetitosa.

No presente artigo temos como principal objetivo apresentar a importância do Branding para sua empresa, assim como tornar tangível e utilizável ao seu negócio. Mas antes de entender a sua importância é necessário elucidar o seu conceito.

O que é Branding?

O conceito a ser explicado é amplo e requer um autoconhecimento do seu próprio negócio.

Branding é pensar na imagem conceitual de uma empresa, e isso envolve gestão da marca, do marketing, das vendas e dos espaços que o produto ou serviço ocupa na sociedade.

Para que isso seja positivo é necessário que o público seja reconhecido enquanto o braço direito do empreendimento.

Uma empresa que deseja se estabelecer como marca reconhecida no mercado precisa sempre levar em consideração os valores éticos do público-alvo.

Conforme já foi dito, o Branding de sucesso tem pés fixos na gerência ampla do projeto. Tornar uma empresa mais conhecida e manter essa empresa com esse status é um desafio que envolve à equipe gestora.

Equipe que deve antes de tudo pesquisar o público consumidor e ter percepção dos valores e anseios desses. É a partir disso que o planejamento e organização constroem sentido e auxiliam todo o processo.

É interessante diferenciar o conceito de marca de identidade visual. Apesar da confusão entre os conceitos, é perceptível a interação entre eles.

A ideia de que o Branding constrói um conceito imagético e de personalidade da marca já se inicia em elementos visuais muito iniciais; esse é o caso do logotipo e slogan.

Branding bem sucedido

Os elementos citados anteriormente são constituintes de uma identidade visual, da construção da marca, mas também podem ser o ponto de partida de um Branding bem sucedido.

1 – Realizar o Briefing

Para pensarmos em exemplos bastante comuns do nosso cotidiano é preciso primeiro realizar o briefing.

O briefing é a pesquisa indispensável para todo tipo de negócio. Essa pesquisa visiona captar respostas que serão norteadores dos próximos passos de investimento e serviço realizados.

Diversos negócios utilizam desses dados de maneira inteligente ao realizar estratégias de marketing e vendas focalizando nos pontos fracos e fortes (dos consumidores) percebidos após o briefing.

Pensemos então em alguns exemplos:

  • Pensaremos agora nas propagandas de margarina e manteiga. Todo o aparato em que se baseia essas propagandas envolvem a emoção familiar e a felicidade da mesa posta num dia ensolarado. A realidade é que dificilmente no mundo contemporâneo as pessoas tenham tempo para realizar uma refeição matinal com todos os familiares à mesa. E sabendo disso, e sabendo também que o desejo de muitos consumidores seja isso, a marca explora esse elemento atrelando o seu produto à felicidade e convivência familiar harmônica.
  • Outro exemplo é a soberania da Coca-Cola. A marca também utiliza de questões sentimentais para chamar o consumidor para comprar. Esse exemplo é interessante para pensarmos o quanto o Branding bem feito ameniza algumas diferenças que são julgados como essenciais. O produto da Coca-Cola é sem dúvida um produto com valor comercial mais alto do que outros refrigerantes. Mas devido ao seu “apelo” emocional do marketing e forte presença na cultura mundial é ainda assim o mais consumido.

Ou seja, em certo ponto o Branding também tem a ver com o sentimento que a sua empresa consegue captar e transmitir ao consumidor; E isso pode refletir na receita econômica do seu negócio, haja vista que a qualidade e a preferência do produto se aliam ao conceito do seu negócio.

Mas até que ponto esse tópico deve ser levado em consideração como elemento decisivo do sucesso? É isso que está em jogo ao pensarmos na importância dele.

Qual a importância do Branding para a sua empresa?

Saber essa importância é aliar as barreiras com as soluções do seu negócio. Toda empresa precisa de um fortalecimento do seu nome e do seu conceito; e isso é conquistado através de estratégias que são positivas ao Branding.

Para que haja o reconhecimento do seu conceito empresarial é interessante que a história do seu negócio esteja clara para os clientes.

Entender o atual status de qualquer negócio o torna mais receptível aos consumidores quando o contexto geral é estudado. Numa crescente consciência dos consumidores é preciso que a captação ocorra de todas as maneiras possíveis.

Consolidação da empresa

O primeiro passo para consolidação da empresa é conquistar os clientes; e os passos conseguintes envolvem a manutenção e fidelização destes.

Com o marketing digital e com o entendimento dos negócios da importância dele, cada vez mais temos acesso a opções mais diversas.

Apesar de todas as possibilidades de produto e prestação de serviço é muito mais tranquilo para o cliente a manutenção com o seu serviço.

Esse conhecimento que ele tem da sua atividade o tranquiliza e motiva a renovação de contratos, por exemplo. Entender isso te mostrará o quão importante é valorizar a fidelidade dos clientes; e mostrará o quanto você valoriza esse aspecto ao público.

Conforme foi dito acima, o marketing digital amplia as possibilidades de ambos gumes dessa relação empresa-consumidor.

Mas vocês podem questionar como muitas empresas grandes mantiveram estabilidade mesmo sem esse quesito?

Isso diz sobre a transparência de alguns negócios; Ou seja, mesmo sem o contato tão intenso com o cliente, as oportunidades foram aproveitadas para esclarecer os valores da empresa e reiterar o convite a fazer parte dessa ‘família’.

É claro que com as adaptações tecnológicas seria incongruente ignorar a vasta abertura que isso permite.

Portanto, realizar essas adaptações com inteligências é entrar na casa do consumidor antes de ser consumido.

Importância de divulgação do branding da empresa

Essa inclusão digital é aliada do crescimento do negócio e da importância de divulgação do branding da empresa.

O principal benefício do Branding podemos entender como a escolha e preferência pela nossa prestação de serviço ou produto.

E para isso é compreensível e desejado a interação entre as necessidades do público com os objetivos do nosso negócio.

Afinal é assim que se estabelece uma relação entre empresa-consumidor que seja benéfica para ambos.

Dentro dos objetivos que se devem ter é preciso união da racionalidade e da emoção. É pensar na propaganda de margarina envolver famílias felizes e pensar também na função do produto na mesa do consumidor.

Na tentativa de clarificar e separar os diversos benefícios do branding, criamos um Top 5 para você.

Os benefícios mais diretos do Branding para seu negócio

1 – Marketing

As equipes de marketing e vendas são responsáveis pelo contato direto com o público-alvo. Desde o início do negócio até o seu ápice é a equipe de marketing a responsável por criar estratégias mais úteis e palpáveis para o crescimento econômico.

Em momentos específicos as prioridades da equipe será pela captação. Mas excetuando esse momento incipiente do negócio a ação efetiva se baseará na divulgação do produto ou serviço.

A maneira com que isso é feito deve estar em consonância com o conceito e as ideias da empresa.

Isso ajuda a pensar sobre essa pseudo-dicotomia entre novos clientes x clientes fiéis; pois é a gerência de marketing que saberá dosar essa relação sem que haja prejuízos para o negócio.

2 – Marca reconhecida

O reconhecimento da marca coloca em jogo os elementos de identidade visual atrelados aos conceitos mentais evocados.

Assim, o logotipo entra como ponto inicial de aproximação das estratégias de marketing com a real execução do serviço ou produto.

Para isso é preciso que a construção da identidade visual tenha como influência os objetivos da empresa. Nisso é válida a especificação de critérios que vão alavancar o seu negócio.

Visando o reconhecimento da marca é preciso trabalhar insistentemente e de maneira sábia para a consumação pensada.

A partir do momento em que é criada uma hegemonia em torno do seu negócio o consumidor consciente tende a pesquisar suas bases e valores, por isso é necessário pensarmos no próximo tópico.

3 – Fidelização e confiança

Compreender o contexto de globalização e de maior possibilidade de criação de negócios é o que dá importância aos clientes fiéis. Entendendo o mercado atual é muito importante dar valor ao cliente que se mantém conosco.

Esse valor parte não só de continuar prestando um bom serviço; mas também realizar adaptações que visam priorizar pela manutenção de novos clientes em detrimento, talvez, de uma frete de captação/renovação da clientela.

O Branding aparece novamente como capacitador dessa relação. O conceito e a confiança nele vêm exatamente da legitimidade da mensagem que o negócio transmite e o consumidor retém. Portanto, a honestidade do empresário é uma semente que retornará em forma de segurança financeira.

4 – Promessas e Planejamentos

Esse tópico se relaciona com a mensagem que passamos aos consumidores.

Quando eles têm o primeiro acesso ao nosso negócio é comum se apegarem aos valores e mensagens transmitidas pela nossa identidade visual, nosso Branding e nossa marca.

Portanto, não pode haver a mudança de discurso independentemente de eventuais trocas na equipe gestora. E caso ocorram essas mudanças o cliente deve ser consultado e avisado.

Por que planejar?

A ideia de planejamento é clara e tem por base o diálogo estabelecido entre todas as partes. Logo, o seu negócio deve se programar e organizar para que algumas situações sejam evitadas e o consumidor seja poupado.
Diferenciais competitivos:

A competitividade é sem dúvida um caráter definidor do mercado e saber enfrentar isso é muito importante.

Criar cada vez mais estratégias para se destacar entre os negócios do mesmo nicho é uma atitude relacionada ao planejamento e também à equipe de vendas.

Assim como citado anteriormente, todas as estratégias devem conversar com a imagem apresentada anteriormente.

Porém, é relevante que algumas mudanças sejam feitas para a atualização do negócio, fazendo com que o mesmo se destaque entre os outros. Não só mudanças no serviço, mas também opções humanizadas de prestar o serviço ajudam no destaque.

Como fazer tudo isso funcionar?

Para que tudo isso funcione o primeiro passo é ter conhecimento da realidade do negócio. Com esse requisito cumprido você pode pensar em tudo que motivou a criação da sua empresa e como ela chegou aqui hoje.

Entender a motivação é essencial para que o Branding tenha coerência com as ações realizadas. Ou seja, todo o trabalho realizado e a ser realizado leva em conta pontos de encontro entre a ideia e a concretização da ideia.

2º Passo

O segundo passo é manter atualizadas as pesquisas de satisfação com os clientes. Todo serviço tem uma probabilidade de piorar os números assim como de melhorar. Portanto, é interessante que mantenha essa atualização de dados sobre os desejos e necessidades dos clientes; tendo em vista que é a partir deles que se traça metas e se planeja o futuro.

O alinhamento com os clientes é importante pensando na manutenção destes. E essa fidelização como vista acima, é muitas vezes a única fonte de manutenção de uma empresa em determinadas crises.

3º Passo

Em terceiro lugar é preciso fixar um produto ou serviço. A estabilidade na prestação de um serviço e na venda de um produto de qualidade é a melhor maneira de fazer o seu Branding funcionar e render frutos positivos para seu empreendimento.

Além disso, a estabilidade de um produto pode funcionar como a seleção e divulgação deste como um carro-chefe do seu negócio.

Pensemos nos Iphone’s e suas diversas versões: apesar de poucas mudanças de um para outro, a consolidação da empresa e do Smarthphone fazem com que todos os produtos semelhantes sejam febre em todo o mundo.

4º Passo

O quarto e último passo é novamente focado no auto reconhecimento da importância do Branding.

Essa identificação mútua é interessante ao pensar na empatia que precisa acontecer entre os dois lados. Tudo isso tem a ver com a confiança e credibilidade que o negócio passa ao consumidor quando se abre emocionalmente para ele.

Esse passo é o que muitas empresas famosas têm utilizado para fidelização de clientes.

Empresas como Coca-Cola, Qualy e Aplle trabalham em propagandas instigantes à sensação de felicidade do cliente. Não obstante, todas essas empresas alcançaram e continuam a galgar passos atrás do sucesso nacional e também internacionalmente.

Após todas as considerações sobre o assunto agora a hora é de vocês agirem para alcançar o sucesso.

Lembrem-se que o espírito empreendedor os torna mestre na busca de respostas!