O que é empreendedor e empreendedorismo digital?

Os caminhos que levam a entender quem é o dito empreendedor podem ser traiçoeiros, bem como cheios de desvios inesperados, barreiras e becos sem saída. 

Há muitas noites sem dormir, planos que não funcionam, financiamento que não chega e clientes que nunca se materializam. Pode ser tão desafiador lançar um negócio que de repente você irá se perguntar se é realmente isso o que deseja.

No entanto, apesar de todas essas dificuldades, todos os anos, milhares de empreendedores embarcam nessa jornada. Eles se determinam a concretizar sua visão, mas também a preencher uma necessidade existente na sociedade. Abrem empresas de tijolo e argamassa, lançam startups de tecnologia ou trazem um novo serviço ou produto para o mercado.

produto

Diante desse cenário, podemos ver que ser um empreendedor torna-se basicamente uma fonte de orgulho. Contudo, essa definição também evidencia um indivíduo com uma enorme quantidade de disciplina e foco. Ele usa suas qualidades para ser capaz de construir um negócio muitas vezes a partir de apenas uma ideia.

É a ambição de um empreendedor que acaba construindo as empresas mais rentáveis, assim como as mais bem sucedidas que conhecemos. A única questão é que a palavra empreendedorismo pode variar de pessoa para pessoa.

Nesse sentido, vamos tentar reunir todas as mais importantes questões que cercam o assunto, pois assim você entenderá bem os conceitos. Confira!

1. Os tipos de empreendedor

No mundo corporativo não existe apenas um tipo de empreendedor, mas sim, vários, tais como:

Empresário

É aquele que possui uma ideia de serviço ou produto para inserir no universo dos negócios. Em geral, é um conceito novo ou diferente, pois nunca foi visto anteriormente. Pode ser até mesmo algo que ofereça melhorias e inovações dentro do setor específico.

Empreendedor social

É alguém que possui ideias inovadoras de forma que ocorra uma mudança social, bem como novas soluções que resolverão alguns dos problemas sociais. O empreendedor social dedica o tempo a fim de concretizar tais ideias, uma vez que inclui questões de pobreza e desigualdade.

Empreendedor serial

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Este empreendedor é quem possui diversas ideias, mas sempre ao mesmo tempo. Com frequência dá início a novos negócios para colocar em prática as sugestões mentais que possui. Geralmente, este tipo tem sucesso com seus empreendimentos anteriores, uma vez que isso permite que inicie outros.

Empresário estiloso

Refere-se a quem inicia uma ideia de empreendimento baseando-se em um hobby pelo qual é apaixonado. Na maioria das vezes são empreendimentos com um custo inicial grande. Diversas vezes, é um indivíduo que teve sucesso no mundo corporativo possui valores para investimento.

2. Motivações de um empreendedor

Então, o que motiva os empreendedores a se aventurarem quando tantos outros correm na outra direção? Embora a motivação de cada pessoa seja sutil e original, a maioria é estimulada alguns dos seguintes pontos motivadores:

Autonomia

Os empreendedores anseiam em:

  • Ser o próprio patrão;
  • Estabelecer os próprios objetivos;
  • Controlar o próprio progresso;
  • Administrar seus negócios das formas a julgarem adequadas. 

Eles reconhecem que o fracasso ou sucesso dos negócios recaem sobre si. Entretanto, não veem essa responsabilidade como um fardo, mas como um marcador de sua liberdade.

Propósitos

propósitos

Diversos empreendedores possuem uma visão objetiva do que querem realizar e se sentem obrigados a trabalhar incansavelmente de maneira que isso ocorra. Eles acreditam genuinamente que têm um serviço ou produto que preencha um determinado vazio.

Em geral, são compelidos por um compromisso sincero com o objetivo de continuar avançando. Eles abominam a estagnação e preferem falhar ao avançar a definhar em uma inatividade.

Flexibilidade

Nem todos se encaixam na rigidez de uma cultura corporativa tradicional. Empreendedores frequentemente buscam a liberdade dessas restrições, encontrar um maior equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Há também aquele que trabalham de vez em quando e de maneira que pode não ser convencional. Isso não quer dizer que eles estão trabalhando menos horas.

Muitas vezes, especialmente no estágio inicial de crescimento dos negócios, o empreendedor está trabalhando mais e com mais dificuldade. Mas, ao contrário, eles estão trabalhando de uma forma que é instintiva e natural.

Sucesso financeiro

Grande parte dos empreendedores percebe que não serão bilionários de repente. Mas não quer dizer que eles não sejam, pelo menos, um pouco seduzidos pelo potencial de ganhar um bom dinheiro. 

Alguns podem querer estabelecer uma rede de segurança financeira para si e suas famílias, ao passo que outros estão procurando um grande lucro criando as próximas grandes novidades.

Legado do que é empreendedor

Empreendedores, em geral, são guiados através do desejo de criar tudo o que os supere. Um segmento desse grupo é liderado pelos egos e desejos por notoriedade. 

Mas outros querem criar marcas que mantenham uma longevidade e acabe se tornando uma instituição. 

Há também aqueles empreendedores que esperam causar uma impressão duradoura no mundo. Além disso, esperam deixar para trás inovações que melhorem a vida dos outros de forma tangível.

3. O empreendedor e o empreendedorismo digital

empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital é uma forma subjetiva de criação. É uma arte em si que combina algumas técnicas e formas de designs diferentes para criar um produto digital. 

Alguns ativos digitais são simples, como um arquivo de áudio produzido para um podcast. Enquanto isso, outros são mais complexos, como um site criado a partir de elementos diversos.

Como é uma forma de arte tão subjetiva, algumas vezes é difícil saber qual modelo seguir. Em quem você acredita quando está procurando um padrão para criar ativos digitais para seus sites?

Se você é um empreendedor online ou digital, ajuda ter um pouco mais de conhecimento à respeito. Tome nota das técnicas que poderão ser usadas para divulgar sua marca, bem como para melhorá-la junto ao seu público-alvo.

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é um termo que geralmente se refere a empreendedores online especializados em mídia digital, assim como downloads digitais. 

Eles criam mídias para consumidores, tais como podcasts, vídeos ou outros ativos que vendem online em uma plataforma digital.

Outra definição de empreendedor digital é qualquer pessoa que tenha um negócio online. Mas essa é uma definição um tanto quanto vaga, já que nem todos os empreendedores do tipo usam ativos digitais da mesma forma que um criador de conteúdo faz.

4. Marketing digital para o empreendedor

marketing para empreendedor

Nós todos sabemos que o marketing digital se tornou muito importante para todos os negócios, pois a partir dos números, notamos que os empreendimentos com alto crescimento têm boa presença na era da Internet. 

Existem muitas estratégias de marketing digital para startups que um empreendedor pode usar. Cada empresa está criando suas páginas e exibindo-as para a conscientização. Esse tipo de conduta é muito importante para o cliente, bem como para a perspectiva da empresa.

Por que o marketing digital é importante para o empreendedor?

  • O marketing digital é a coisa mais confiável para a conscientização da marca;
  • As startups ajudam o marketing digital a alcançar os públicos-alvo personalizados;
  • O marketing digital fornece estatísticas, mas também análises para os negócios;
  • Startup Marketing é muito importante para conhecer a necessidade do cliente;
  • O marketing digital é uma boa opção se você está com o baixo orçamento;
  • Você pode estudar os concorrentes, mas também executar planos.

5 principais etapas de marketing digital para empreendedores

Entrar no marketing digital é uma obrigação para qualquer empreendedor. Há uma infinidade de guias, livros e conselhos por aí, mas dificilmente contribuirão significativamente.

Entretanto, existem 5 etapas que você não deve esquecer se estiver fazendo marketing digital e for um empreendedor.

1. Conheça o cliente

cliente

É importante conhecer os clientes, mas também quais os interesses que eles têm, bem como eles reagem aos seus planos de marketing.

Um dos grandes erros que os guias introdutórios para os empreendedores cometem é deixar de lado o papel essencial que o conhecimento, bem como o trabalho do cliente desempenham para garantir o sucesso ou o futuro do seu negócio.

Sendo assim, é muito importante criar a persona do comprador (perfil fictício).

Este é um perfil de cliente ideal, pois é uma representação semi-ficcional de seu cliente ideal com base em pesquisa de mercado e dados reais sobre seus clientes existentes.

2. Conheça a concorrência

Esse é um ponto fundamental! Espionar a concorrência e descobrir o que estão fazendo é essencial. E a Internet pode ajudar com isso através de algumas ferramentas.

As ferramentas que estão disponíveis para empresas online que funcionam bem nesse caso são:

  • Ferramentas de palavras-chave
  • Descobrir as ferramentas que a empresa concorrente está investindo
  • Atividades realizadas pelas empresas.

3. Definindo a estratégia de marketing digital correta

A falta de foco geralmente ocorre quando não se estabelece uma estratégia de marketing digital a ser seguida pela empresa.

Há várias maneiras de se concentrar no trabalho, dependendo da área em que você deseja segmentar. Aqui estão algumas das estratégias de marketing digital mais usadas por empreendedores de sucesso:

  • Redes sociais – A publicidade nas redes sociais tornou-se uma tendência nos últimos anos. Websites como LinkedIn, Twitter e Facebook não só permitem a criação, mas também a disseminação de publicidade através de canais que dão acesso a um público quase ilimitado. As grandes vantagens de uma estratégia de marketing digital nas redes sociais são o direcionamento, bem como a otimização da campanha, além dos baixos custos envolvidos no alcance do público;
  • Trabalhando em tempo real – Uma boa estratégia para empregar em novos negócios é a técnica ou o trabalho em tempo real. A maioria dessas estratégias se refere a um processo simples, pois é onde se dá uma resposta a uma pergunta, analisando dados e usando determinadas ferramentas. O empreendedor deve estar preparado e capaz de agir no momento em que algo acontece.

4. Escolhendo as melhores plataformas

empreendedor

É preciso saber identificar as melhores ferramentas para a sua tarefa e também saber usá-las da melhor maneira!

Há um preconceito no marketing digital de que as plataformas têm uma vida útil limitada, portanto, que sua influência está desaparecendo. Isso pode ser verdade em algumas ocasiões.

No entanto, não pode ser dito de plataformas como e-mail marketing ou SMS, pois estas tiveram sucesso contínuo por vários anos.

Mas como empreendedor é essencial que você fique a par das novas tecnologias que surgem a todo o momento e aprenda a trabalhar com elas. Algumas das mais assertivas são:

E-mail marketing

É possível criar modelos específicos, assim como otimizar as campanhas, gerenciar suas subatribuições e rejeições automáticas, criar campanhas automáticas, etc.

SMS Marketing

Com isso, você pode se comunicar, bem como fidelizar seus clientes onde quer que eles estejam através de mensagens de texto.

Mas isso está ultrapassado… Quem disse? Basta personalizar a mensagem, assim, aumentará as conversões e atrairá mais a atenção de quem deseja.

Landing Pages

É possível, com algumas outras ferramentas, criar facilmente landing pages otimizadas para computadores e dispositivos móveis, mas isso sem a necessidade de conhecimento técnico.

O uso de páginas de destino é uma das principais formas de um site capturar clientes e aumentar as conversões.

Retargeting

Envie um cookie a todos os usuários em seu banco de dados, uma vez que assim se comunicará com eles enquanto navegam na Web, no celular e no Facebook.

O redirecionamento está se tornando não só uma tendência no marketing digital para o empreendedor, mas uma revolução total na maneira de capturar leads.

Com o Retargeting você pode instalar um cookie no seu site, pois ele rastreará o usuário e mostrará seus anúncios. Essa técnica consiste em capturar novamente aqueles que visitaram seu website, mas não o converteram.

5. Medição

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É a partir de métricas que o empreendedor consegue inovar, ampliar e criar estratégias de negócio.

A métrica é uma medida quantificável que é usada para rastrear e avaliar o status de um processo de negócios específico. É importante observar que as métricas de negócios devem ser empregadas para atender a públicos-chave em torno de um negócio, como investidores, clientes e diferentes tipos de funcionários, como executivos e gerentes intermediários.

Por fim, depois de todas as elucidações, você ainda está contemplando um empreendimento empresarial? Se sim, deve primeiro identificar quais dos motivadores servem como sua força orientadora. Em seguida, considere os traços e atributos específicos que lhe permitirão prosperar.

É exatamente isso o que acontece com um empreendedor de sucesso. Boa sorte!