Aqui está a verdade: a rede social não é mais uma opção. É uma necessidade. Especialmente se você é proprietário de uma empresa ou um profissional de marketing online que busca se destacar no seu setor. Continue lendo para saber a importância do marketing de rede social e como usá-lo.
Hoje, 8 em cada 10 compradores começam seu processo de compra por meio de pesquisas online. Desses oito, seis se voltarão às redes sociais como ponto de partida.
De acordo com um estudo publicado pela The Drum, apenas o Facebook influenciou 62% das compras online e offline dos consumidores em 2016.
O conteúdo em suas páginas de rede social é muitas vezes o fator decisivo se o comprador continuará ou não no seu site.
Certamente, outra razão pela qual o marketing de rede social se tornou crucial para as pequenas empresas é sua relação custo-benefício. Pois, em comparação com as formas mais antigas e tradicionais de marketing, como televisão, rádio e mídia impressa, o marketing através das redes sociais pode ser realmente barato.
Com tempo limitado e orçamentos apertados, as pequenas empresas muitas vezes acham difícil vencer a concorrência. No entanto, com um pensamento criativo e um pouco de inovação, qualquer um pode encontrar algumas maneiras inspiradoras de comercializar seus negócios.
Aqui estão algumas ideias de marketing de rede social baratas para empresas operando com um orçamento pequeno.
Aqui estão todas as 16 estratégias de marketing online que você pode usar para promover seu negócio.
1. Publique conteúdo incrível
Precisa dizer mais? Nenhuma conversa sobre marketing online está completa sem mencionar a importância do conteúdo.
Mesmo que a escrita não seja seu forte, você pode facilmente contratar alguém para produzir ótimos artigos para o seu blog. Experimente as práticas recomendadas para o seu setor, coleções de dicas e estratégias, as 10 principais listas, etc.
2. Use o Facebook para marketing de rede social
O Facebook se tornou um canal inevitável se você está tentando construir a presença de sua marca através do marketing digital.
E mesmo que o ambiente geral do Facebook pareça casual, ele exige uma estratégia de marketing de rede social ativa.
Comece criando uma página de fãs de negócios para sua empresa. Preste atenção especial ao layout da página, pois o componente visual desempenha um papel fundamental na experiência do usuário.
Deve-se notar que você só pode alcançar muitas pessoas através de publicidade orgânica (não paga) no Facebook.
Se você quiser um método de publicidade paga que seja econômico e economize muito tempo, considere executar uma campanha de anúncios do Facebook.
3. Crie conteúdo de vídeo
O marketing de vídeo não é o que costumava ser há alguns anos. Hoje, tornou-se muito mais sério e muito mais eficaz, especialmente para empresas que já conseguiram construir uma audiência.
Sendo assim, um grande número de pequenas empresas está aproveitando o marketing de conteúdo de vídeo para se destacar da concorrência para atingir seus objetivos.
Por que video? Porque funciona. E continuará funcionando.
Então, olhe em volta e você verá que o conteúdo do vídeo está sendo consumido como nunca antes. O YouTube se tornou o segundo maior mecanismo de pesquisa do mundo. Isso mesmo! O YouTube é onde as pessoas pesquisam logo após o Google. Receitas, demonstrações de produtos, vídeos de instruções, você escolhe.
Aqui estão mais algumas estatísticas de vídeo para convencê-lo sobre o poder que o vídeo mantém no marketing de rede social:
- 82% dos usuários do Twitter consomem conteúdo de vídeo no site.
- 92% dos espectadores de vídeos para dispositivos móveis gostam de compartilhá-los com outras pessoas.
- 87% dos profissionais de marketing da Internet aproveitam o conteúdo de vídeo para atingir suas metas de negócios.
Isso significa simplesmente que, como um negócio, você deve considerar o marketing de conteúdo em vídeo como certo.
Pois com o tempo, a maior parte de sua concorrência estará aproveitando o vídeo, o que significa que ele deve fazer parte de sua estratégia de marketing principal agora.
Por isso, o valor do vídeo não deve ser subestimado se você quiser experimentar o sucesso real com seus esforços de marketing de conteúdo.
Você pode criar vídeos instrutivos e ajudar seu público a entender como usar seu produto ou serviço. Ou você pode até gravar um vídeo nos bastidores e comunicar sua história de marca com as pessoas.
4. Obtenha créditos de promoção de anúncios
Se seu orçamento não permitir que você exiba campanhas publicitárias em massa, procure por cupons e descontos para anúncios pagos do Google ou anúncios do Facebook.
Além de muitos sites online, alguns serviços de hospedagem na web também oferecem códigos de desconto de anúncios para seus membros.
5. Participe de várias redes sociais
Existem várias redes sociais nas quais você pode participar: Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Google+, LinkedIn, etc. Sendo assim, crie contas empresariais em todas essas plataformas (se elas são adequadas para o seu negócio) e comece a se conectar com seu público.
Criar seus perfis de rede social nessas redes é gratuito e pode ser muito eficaz para alcançar o público-alvo. Além disso, 71% das pessoas em todo o mundo estão usando um tipo de rede social ou outro, e esses números devem crescer ainda mais.
6. Crie infográficos
Infográficos tornaram-se imensamente populares no mundo do marketing digital. As pessoas acham ótimo porque facilitam a digestão das informações. Além disso, as pessoas adoram compartilhá-las, por isso são uma maneira incrível de aumentar os links e o tráfego de referência.
Sendo assim, contratar um designer por conta própria para criar um infográfico incrível não será uma estratégia barata de marketing de rede social. Mas pode ser um investimento único que traz ótimos leads e lhe dá uma boa exposição.
7. Renove seus posts antigos
Se você não puder contratar redatores de conteúdo para criar novos conteúdos para o seu blog, não se preocupe. Essa é uma tática de marketing de rede social realmente inexplorada e barata. Então, em vez de escrever novos conteúdos, que tal renovar um conteúdo antigo que já existe online?
Assim sendo, transforme uma série de posts em um e-Book. Transforme um webinar antigo em um tutorial em vídeo. Não tenha medo de refazer seu conteúdo antigo.
As probabilidades são de que haverá muitas pessoas que nunca conseguiram ver seu conteúdo antigo. Desta forma, será um conteúdo totalmente novo para uma parte significativa do seu público.
8. Promova seu conteúdo no LinkedIn
Muitas empresas frequentemente subestimam o LinkedIn. Mesmo que estudos mostrem claramente que o LinkedIn é uma mina de ouro para gerar leads sociais B2B.
O LinkedIn pode ajudar a conectar sua marca a mais de 500 milhões de usuários. Assim, ao acessar as conexões existentes, o LinkedIn pode ajudá-lo a ampliar sua marca, promovendo a conscientização e a divulgação boca a boca. Além disso, o LinkedIn também é uma das principais redes sociais para ajudar a gerar leads.
Pronto para começar?
Além de criar uma conta e preencher suas informações de perfil, participe de grupos e compartilhe seu conteúdo. É também o melhor lugar para se conectar com quem é quem em sua indústria e entrar em um diálogo com suas conexões.
Então, se você estiver pronto para dar os próximos passos imediatamente, acesse nossas páginas de serviços de publicidade nas redes sociais para saber como a Ideacorp pode ajudar sua empresa a crescer no LinkedIn.
9. Crie um programa para seus clientes
Que tal oferecer aos seus clientes atuais um mês grátis de serviço? Também poderia ser um produto gratuito ou talvez algum outro tipo de recompensa por indicar novos clientes.
Lembre-se, o boca-a-boca pode ser uma tática de marketing bastante poderosa para um negócio.
10. Use o e-mail marketing
Sim, pessoal, o email marketing ainda funciona! É uma ótima maneira de atrair novos clientes e envolvê-los em seus negócios. Também oferece oportunidades incríveis para manter relacionamentos com seus clientes existentes.
A melhor maneira de fazer isso é oferecendo uma peça de conteúdo altamente valiosa para os visitantes de seu site que se inscrevem em seus boletins informativos.
Lembre-se, não comece bombardeando-os com e-mails de vendas. Crie lentamente seus inscritos com conteúdo útil até que eles se sintam bem em se tornar seus clientes pagantes.
11. Organize um concurso
Nada atrai a multidão como a promessa de coisas gratuitas. Uma mochila elegante ou canecas de café podem ser suficientes para atrair alguns usuários.
Ou que tal uma competição de fotos? Por exemplo, faça com que os usuários compartilhem uma foto deles usando seu produto, com uma hashtag (#) para ajudá-lo a encontrar a foto. Você pode então criar um sorteio e escolher uma foto. Em seguida, dê um brinde ao (s) vencedor (es).
Você também pode fazer o mesmo com os vídeos. Tenha em mente que com a competição de vídeo, você terá menos pessoas entrando, mas você terá entradas de melhor qualidade, já que as pessoas tomaram o tempo para fazer o vídeo.
Então você pode usar essas imagens e vídeos de conteúdo valioso gerado pelo usuário em outras partes de suas campanhas de marketing.
12. Junte-se a outro negócio
Uma das estratégias de marketing de mídia social mais populares é a parceria com um negócio relacionado à sua indústria para um projeto conjunto. Isso significa obter o dobro da exposição e atenção da marca.
Não estamos falando em unir-se ao seu concorrente direto, mas em uma empresa relevante para o seu setor.
13. Aproveite ao máximo o marketing local
Você sabia que 85% das pessoas pesquisam empresas locais online antes de comprar algo?
Uma maneira criativa de usar isso para sua vantagem é oferecer seu produto ou serviço como prêmio em um evento local! Isso também ajuda a criar reconhecimento de marca à medida que você se conecta à comunidade local.
14. Otimize suas campanhas de marketing de rede social
Muitas empresas não percebem que otimizar sua estratégia de rede social pode ser incrivelmente eficaz para alcançar novos clientes.
Aqui estão algumas maneiras realmente fáceis de otimizar sua campanha de marketing para garantir que você esteja segmentando o máximo possível de clientes em potencial.
- Descubra quais hashtags estão tendendo em sua indústria agora e use-as em sua estratégia de marketing social.
- Use imagens otimizadas por palavra-chave em suas postagens de blog, artigos, atualizações de rede social e praticamente qualquer parte do conteúdo que você criar.
- Seja ativo em várias plataformas de rede social.
- Poste pelo menos uma a três vezes por dia.
15. Ganhe emblemas online
Vários setores têm prêmios de negócios para os quais você pode se inscrever, oferecendo um selo online que pode ser colocado em seu site.
Esses selos são uma ótima maneira de aumentar a credibilidade e criar confiança com novos clientes. Mais confiança = mais vendas.
Muitas vezes você pode obter estes selos sem nenhum custo para você. Basta preencher a certificação associada ao selo/empresa.
Usando estratégias de marketing de rede social
Você não precisa de um grande orçamento para comercializar sua empresa nas redes sociais. É perfeitamente possível usar estratégias de marketing de rede social baratas para promover sua marca, mas você precisa dedicar um tempo a elas.
Primeiro, delineie seus objetivos, ou seja, o que você espera realizar em uma campanha de rede social. Depois de definir claramente isso, você pode usar essas táticas de marketing de baixo custo para criar uma estratégia em torno de suas metas.
Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco se desejar agendar uma consulta gratuita sobre suas campanhas de marketing nas redes sociais.
Você conhece alguma outra tática de marketing de rede social que não mencionamos? Adoraríamos ouvir o que funciona para a SUA pequena empresa. Deixe-nos saber nos comentários abaixo!