Apesar de ser um termo pouco conhecido, a gamificação tem se tornado muito popular. De fato, a ideia de que é preciso que as pessoas estejam engajadas para que haja um melhor aprendizado é a principal responsável por esse sucesso.
Afinal, os tempos são outros. A população vem se tornando mais ativa e questionadora. Aquela velha estratégia de seguir um manual de aprendizado a risca ficou para trás, principalmente com o advento da internet e de outras tecnologias.
Que tal conhecer mais sobre a gamificação? Vai ser interessante para você aprender mais sobre essa estratégia tão popular atualmente. Veja só!
O que é gamificação
Sobretudo, em poucas palavras a gamificação se trata das estratégias com jogos usadas a fim de despertar o interesse das pessoas para o aprendizado. Através dela, é possível aprender a resolver problemas, enfrentar desafios e muito mais.
Inegavelmente, a gamificação veio surgindo aos poucos. No entanto, essa técnica sempre esteve difundida de uma forma ou de outra.
Certamente, você já deve ter ouvido em algum lugar a frase “Aprender brincando”. Ela começou a ser difundida na educação infantil. Porém, com o tempo foi-se percebendo que não só as crianças aprendem melhor com atividades mais dinâmicas, mas também os jovens e adultos.
Assim, os jogos passaram a ser adaptados de acordo com o contexto e com o ensino/aprendizagem. Sobretudo, os preferidos são os de tabuleiro ou aqueles em que há uma grande chance de interação.
Sem dúvida, dinamismo é a palavra-chave. Especialmente quando se trata de gamificação.
Porque essa técnica é tão importante
Com as novas tecnologias e a internet, o conhecimento se tornou algo acessível. Sendo assim, aquele pretexto de que era necessário apenas copiar para aprender passou a ser visto como uma ideia extremamente retrógrada.
Da mesma forma, foi-se percebendo que o que desviava a atenção dos jovens eram os jogos. Afinal, eles eram muito mais interessantes do que uma lousa cheia de conteúdo para copiar.
Ao mesmo tempo, houve a percepção de que as pessoas aprendiam com os jogos. Dentre os famosos aprendizados está o idioma, por exemplo.
Não é difícil encontrar alguém que tenha algum domínio em algum idioma além do nativo porque aprendeu com os jogos. Principalmente o inglês.
A gamificação veio para despertar o interesse, mesmo daqueles que estão desacreditados na aprendizagem e pensam não ter capacidade. Assim, mesmo aqueles que relutam em aprender, acabam aprendendo sem perceber.
Assim, é possível dizer que a gamificação é importante porque veio tornar o conhecimento tão atraente quanto os jogos e a internet.
Como a gamificação funciona
Basicamente, a gamificação consiste em você adaptar um jogo às suas necessidades. Os mais usados são os jogos de tabuleiro. Além disso, jogos com dinamismo e que trabalhem com o entrosamento são os queridinhos.
Para trabalhar com a gamificação, você precisa estabelecer primeiro o que deseja trabalhar. Contudo, não se trata apenas de conteúdos, mas sim de habilidades.
Após ter determinado as suas habilidades, você escolhe qual jogo ou atividade dinâmica você deseja adaptar. Aliás, vale mencionar que você precisa considerar a faixa etária do público, os interesses, o material necessário e outros elementos para uma boa escolha.
Benefícios da gamificação ao ensino/aprendizagem
Sem dúvida, a gamificação só traz benefícios a quem a aplica. Afinal, é através dela que você está estimulando o seu público a aprender de uma forma mais descontraída.
De fato, com a gamificação você passa a ensinar e aprender sem nem mesmo notar. Afinal, os conteúdos são assimilados de maneira tão fácil, bem como as habilidades que são desenvolvidas somente através do jogo.
Que tal conhecer alguns benefícios? É provável que você se impressione!
Competição saudável
Sobretudo, é através da gamificação que a competição saudável é desenvolvida. Afinal, todos irão querer ganhar o jogo. No entanto, nesse tipo de atividade, é preciso aprender para ganhar.
A competição saudável na gamificação sugere que limites sejam superados. De fato, o ser humano busca um maior aprendizado ao comparar isso a superação de limites.
Aliás, a superação de limites não se trata apenas de superar o próximo. Mas sim, passar do que foi proposto a si mesmo.
Estímulo às próprias conquistas
A medida em que os jogadores ganham os jogos, os sentimentos de conquista aumentam. Desta forma, há aquele pensamento de que o que foi ganho foi conquistado a partir de esforços.
A partir disso, aquele desejo de querer conquistar tudo com o próprio esforço passará a dominar. Assim, haverá também um maior interesse no aprendizado.
Ou seja, a gamificação traz uma espécie de reação em cadeia apenas com o fato de os jogos estimularem a competição. A vontade de continuar crescerá cada vez mais, afinal haverá o sentimento de “realmente ser bom naquilo”.
Avaliação de desempenho
Através da gamificação há também uma avaliação de desempenho. E quando se fala em avaliação, não se trata apenas de ser avaliado, mas sim avaliar-se também.
Com o andamento e o resultado dos jogos há aquela auto avaliação. Afinal, para ganhar é necessário melhorar no que não funcionou, de alguma forma. Seja aprendendo mais estratégias ou mais conteúdos.
Portanto, é através da gamificação que haverá mais reconhecimento das necessidades através da avaliação de desempenho. Assim, o jogador será mais independente no sentido de saber estabelecer que é preciso desenvolver-se mais.
Mais acessível
Na gamificação há uma maior acessibilidade com relação ao conteúdo. Ou seja, se o jogo é bem formulado, os jogadores estão em igualdade com relação aos recursos e conhecimentos utilizados.
Assim, haverá aquele sentimento de uma competição justa. Sem dúvida, isso é ótimo e estimula muito o engajamento de quem estiver participando da dinâmica em questão.
Gamificação adaptada de acordo com o contexto
De fato, tudo que é inserido em um contexto funciona de maneira melhor. Por exemplo, não adiantaria levar perguntas de um universo declasse alta para pessoas de classe média-baixa.
Aliás, para que fique claro, isso não se trata de nivelar o público da gamificação, ou qualquer outro que seja, por baixo. Na verdade, você deve começar a atrair com questões mais contextualizadas, para que aos poucos ele comece a sair de sua zona de conforto e conhecer outros universos.
No entanto, é fato que a gamificação precisa de contexto. Não adianta, por exemplo, você levar um jogo todo voltado a redes sociais se o seu público não é adepto a isso.
Portanto, para que a gamificação funcione de maneira efetiva e ofereça todos os benefícios possíveis, é necessário planejar para quem as atividades serão oferecidas. É só assim que ela atenderá os objetivos mais importantes, como o de incentivar o conhecimento.
Usando o Feedback ao seu favor
Para que você consiga se beneficiar totalmente da gamificação, é de extrema importância que se atente ao feedback. A gamificação tem essa vantagem: é visível saber se o seu público gosta ou não do que foi proposto.
Além disso, se for a primeira vez que você aplica alguma atividade, é possível modificá-la após. Com isso, a cada uso você poderá ver o que funciona ou não e modificar, a fim de melhorar a atividade.
Aliás, é através do feedback que você descobre também o que levar ou não. Há diversas formas de gamificação, sendo assim há diferentes tipos para se encaixar em determinados públicos.
Portanto, esteja atento a qualquer tipo de feedback que o seu público oferecer. Mesmo os não ditos. Lembre-se, ainda, que as expressões e as atitudes são os melhores retornos que se pode ter.
Uma forma de aprender na prática
Através da gamificação você pode ensinar e aprender na prática. Aliás, quando é mencionado mencionar e aprender, vale reforçar que não se trata apenas da área da educação, afinal esse tipo de dinâmica pode e deve ser aplicado em grandes empresas.
De fato, quando uma atividade é bem formulada, a aprendizagem se torna bem mais fácil porque pode ser feita através da prática. Assim, haverá uma grande economia de tempo.
Gamificação nas empresas
Como dito, a gamificação pode ser aplicada em qualquer âmbito, mesmo dentro das empresas. Afinal, os treinamentos podem ser bem mais acessíveis se aplicados de forma dinâmica.
Um grande exemplo de aplicação da gamificação é em treinamento de vendedores. Ou até mesmo nas vendas em si. Afinal, é possível que você crie desafios de metas.
Além disso, os encontros e reuniões podem funcionar de uma forma bem mais leve a partir da gamificação. É, sem dúvida, um
No entanto, para que você implemente a gamificação em sua empresa, é preciso que saiba de algumas questões. Veja quais são:
Pontos fracos
De fato, é preciso que antes de tudo você tenha muito bem estabelecido quais são os pontos fracos de sua empresa. Ou seja, os principais problemas.
Pense em questões de engajamento, produtividade e motivação. Afinal, todos esses assuntos abrangem conceitos importantes para um bom funcionamento de uma empresa
Objetivos a serem atingidos com a gamificação
Uma vez que você sabe quais são os pontos fracos ou à melhorar de sua empresa, fica muito mais fácil estabelecer os seus objetivos. Isso porque você precisará de uma solução efetiva para soluciona-lo.
Portanto, para começar a dar forma em seus objetivos, ou construí-los de maneira concreta, comece perguntando si mesmo o que você deseja fazer para solucioná-los. Essas perguntas serão os seus objetivos de maneira bruta.
Desenvolva a sua estratégia de gamificação e teste-a
Pense em uma atividade ou dinâmica que você consiga colocar em prática. Além disso, ela deve ser o meio para o qual você treinará o seu pessoal a chegar ao objetivo.
Depois de desenvolver, reúna um pequeno grupo e teste a sua ideia. Assim, você poderá fazer modificações necessárias para aplicá-la de fora real.
Pense nos valores e ideais de sua empresa
E modele o seu projeto de gamificação de acordo com eles. Inegavelmente, esse passo é muito importante para que se tenha um bom engajamento e rendimento em sua atividade.
Lembre-se de que a gamificação serve para, além de várias coisas, ensinar. Sendo assim, é preciso que ela esteja de acordo com o que a empresa acredita, e que demonstre isso em suas dinâmicas.
Vantagens da gamificação na empresa
A gamificação nas empresas apresenta as mesmas vantagens. De fato, aprender na prática, ser capaz de avaliar a si mesmo, a independência na busca por novas estratégias são grandes aprendizados.
Aliás, com a gamificação a pro-atividade e dinamismo são desenvolvidos. Sem dúvida, essas são qualidades necessárias em qualquer empresa que deseje crescer.
Com essa estratégia, você desperta em seus funcionários o interesse de aprender mais pelos processos da empresa. Eles não estarão aprendendo somente pela obrigação. Assim, há um melhor engajamento pelo trabalho a ser feito após.
Portanto, não é somente no momento de aplicação que há vantagens, mas também após ele. São mais vantagens do que você pode ver, com certeza!
A tecnologia ao seu favor
Para aplicar a gamificação você pode contar com a tecnologia. Há muitos jogos adaptáveis na internet e muitas atividades que podem ser encontradas também.
Sem dúvida, os vídeos na internet, as ferramentas de busca e outras coisas mais estão presentes para contribuir nessa sua busca pelos seus objetivos. Não desperdice isso.
Use a gamificação para maximizar a aprendizagem e engajar em qualquer ambiente
Com a gamificação, as tarefas que envolver a objetivos a serem alcançados ficaram muito mais fácil. Aliás, aprender e treinar também. É através dessa estratégia que tudo está ficando mais dinâmico e modernizado.
Aquele treinamento apenas com papel e caneta ficou para trás, assim como as aulas em que a única atividade era copiar do quadro. Os tempos são outros, e hoje as pessoas precisam de mais ação para aprender.
O grande ponto, de fato, é que o conteúdo pode ser visto em todos os cantos. Se você abrir o navegador do seu celular e digitar poucas palavras, você terá milhares de respostas para uma mesma pergunta.
O que falta, no entanto, é uma forma diferente de aprender aquilo. Uma forma mais dinâmica e ativa. É isso que os funcionários desejam em suas reuniões ou treinamentos. Além disso, é isso que os alunos desejam em sala de aula.
A gamificação só tem benefícios a oferecer, basta colocá-la em prática. Você verá que essa estratégia irá estimular até mesmo a criatividade dos seu público.