Você sabia que a oportunidade de interessar e engajar seu público estará terminada antes que você possa levá-lo para ler até o final de sua página? Um bom design de site é fundamental para mostrar aos clientes em potencial o seu valor assim que eles chegam ao site.
A Universidade de Stanford também descobriu que quase metade dos consumidores, 46,1%, lista o design de um site como seu principal critério ao decidir se considera uma empresa como confiável.
Assim, o seu site não só deve interessar e envolver os leitores, mas também terá um impacto duradouro na reputação geral da sua marca.
As pessoas preferem consumir conteúdo bonito. Nem mesmo levando em conta o que o conteúdo realmente diz e o valor que ele oferece, as pessoas preferem ler conteúdo que pareça visualmente atraente.
As pessoas também formam uma primeira impressão dentro de 50 milissegundos, segundo o Google. Isso significa que seu conteúdo precisa parecer atraente imediatamente.
Não só o seu site precisa ser atraente, ele também deve ser funcional. Os clientes hoje vivem em um mundo online muito rápido. Ou seja, os clientes se acostumaram a sites que carregam rapidamente e fornecem informações quase instantaneamente. Isso significa que seu site também deve funcionar bem.
Um design de site ruim pode facilmente diminuir o tempo de carregamento.
Um tempo de carregamento lento será prejudicial à sua capacidade de interagir com os usuários.
Os clientes fornecerão alguns segundos valiosos de seu tempo. Eles dão a você a chance de convencê-los de que vale a pena explorar seu site.
A otimização para dispositivos móveis tem sido o padrão esperado há vários anos. Todos os sites já devem ser otimizados para usuários em dispositivos móveis.
Além de tornar seu site otimizado para celular, você pode envolver os usuários em dispositivos móveis, mas o próprio Google analisa o desempenho do seu site em dispositivos móveis.
Sites não prontos para dispositivos móveis podem cair no ranking.
O design responsivo provavelmente será o meio mais fácil e eficaz de garantir que seu site esteja preparado para usuários móveis. Pois o design responsivo permite que sua página se adapte automaticamente a qualquer tela, tornando-a facilmente utilizável para todos os clientes.
Mas a otimização para dispositivos móveis é mais do que apenas tornar um site rápido no celular. É mais do que garantir que texto e botões sejam amigáveis. Trata-se de criar um website para dispositivos móveis que demonstre uma compreensão clara de como o usuário móvel interage com o site e sua empresa.
Mas se você já tiver coberto as noções básicas de criação de um site para os usuários em vários dispositivos, aqui estão as dicas para levar o design do seu site ao próximo nível.
Dica 1 de Design do Site: Torne Sua Call-to-action Relevante
Quando os clientes chegam ao seu site, eles devem saber imediatamente o que fazer. Ou seja, eles não devem se perguntar sobre o propósito de uma determinada página ou como ela agrega valor a eles. Você consegue isso prestando atenção a dois detalhes principais:
Não sobrecarregue seu cliente
Certifique-se de que o cliente saiba exatamente o que você quer que ele faça em seguida. Embora possa parecer uma boa ideia oferecer aos clientes várias opções na esperança de que escolham pelo menos uma, mais de uma opção reduz o engajamento.
Os clientes querem um caminho claro. A Lei de Hick nos diz que a quantidade de tempo que leva para alguém tomar uma decisão é proporcional ao número de escolhas que eles têm. Não sobrecarregue seus clientes.
Adeque sua frase de chamariz
Escreva um call-to-action claramente relacionado aos pontos problemáticos que você está tentando resolver. Mas pra isso, você deve ter um bom entendimento da jornada de seu comprador e saber exatamente o que os clientes querem ver quando chegam ao seu site.
Como você sabe o que o cliente precisa, você precisa adequar sua frase de chamariz a esse ponto problemático. Assim, permita que as pessoas saibam por que devem clicar ou se envolver com sua frase de chamariz.
Dica 2 de Design do Site: Escolha as Melhores Imagens
Imagens aumentam o envolvimento com o conteúdo. Além disso, posts com imagens recebem incríveis 650 vezes o engajamento daqueles compostos apenas de texto. Então, para melhorar o design do seu site, você precisa incorporar imagens sempre que possível.
Mas tenha em mente ao selecionar imagens que você deseja diminuir o tempo de carregamento. Sendo assim, você não deve selecionar imagens muito complexas ou que carregam lentamente, mesmo em dispositivos móveis.
Sobretudo, as imagens escolhidas também devem se ajustar bem ao conteúdo com o qual você as emparelhará. Deve ser selecionado para aumentar o envolvimento e a compreensão do seu material.
Você deve considerar cuidadosamente os tipos de imagens que você seleciona.
Pode ser tentador recorrer a muitas plataformas onde você pode obter imagens de ações gratuitas ou relativamente baratas. Imagens de estoque, no entanto, são impessoais. Eles não dizem nada aos clientes sobre sua marca ou seu valor. Seus espectadores podem até ver as mesmas imagens em outros sites.
Se os clientes acessarem suas imagens regularmente em outros sites, você corre o risco de prejudicar sua reputação.
Dica 3 de Design do Site: Organize o Site Logicamente
Ao projetar seu site, lembre-se também da importância da navegação. Já que os clientes devem poder mover-se facilmente pelo seu site e encontrar tudo o que precisam sem confusão. Essa navegação afeta seu site em vários níveis.
O Google ao “ler” seu site leva em consideração sua navegação. Assim, uma navegação confusa pode ser contada contra você. Pois pode ser um desafio para o Google entender corretamente o valor e a profundidade do seu site. Também pode perder páginas ao indexar seu site.
A navegação também afeta a experiência do usuário. Então, se os clientes não puderem se mover facilmente pelo seu site, eles geralmente só clicarão em vez de se esforçarem para encontrar o que procuram.
Com mais de um bilhão de websites agora online, os clientes sabem que podem encontrar outro site que atenda às suas necessidades.
Para fazer uma navegação limpa, comece organizando seu conteúdo em categorias:
- Você pode organizar em uma hierarquia.
- Você terá um amplo conteúdo que introduz as pessoas a um tipo específico de conteúdo.
- Você terá conteúdo que vai mais a fundo, abordando o tópico de novas direções e de maneira mais aprofundada.
Além disso, use links internos para mostrar ao Google e aos seus usuários como o conteúdo se relaciona no site. Então, crie links para páginas úteis na categoria de conteúdo para ajudar as pessoas a se movimentarem por toda a categoria. Nos níveis superiores, vincule a outras categorias. Isso criará uma hierarquia de site mais limpa que as pessoas poderão percorrer.
Você pode então incorporar essa hierarquia em seus botões de navegação. Seus menus devem explicar claramente suas categorias de conteúdo, sem sobrecarregar os usuários.
Você também deve ter um mapa do site que possa ser enviado ao Google para ajudar o mecanismo de pesquisa a entender a estrutura do seu site.
Mas lembre-se, novamente, de usuários móveis ao desenvolver sua navegação. Assim sendo, quaisquer botões ou menus de navegação devem ser fáceis para as pessoas usarem nas telas sensíveis ao toque. Não coloque botões muito próximos ou torne-os pequenos.
Dica 4 de Design do Site: Use Bem o Espaço em Branco
Espaço em branco não significa espaço desperdiçado. Seu site deve ser projetado para ter um fluxo específico para ele. Você quer guiar os olhos de seus espectadores em uma direção específica para ajudá-los a digerir as informações que eles veem.
Mas páginas que contêm muito conteúdo também tendem a parecer muito ocupadas. Elas não parecem esteticamente agradáveis. Também pode ser confuso para usuários que não sabem o que você quer que eles façam na página ou para onde você quer que eles sejam.
Use espaço em branco para tornar seu conteúdo mais fácil de digerir.
Organize seu conteúdo para que tudo na página seja relacionada diretamente ao objetivo dessa página específica.
Qualquer coisa que não seja necessária deve ser removida ou realocada para outra página onde faça mais sentido.
Dica 5 de Design do Site: Procure Por Erros de Site
A execução de uma auditoria regular no site também deve ser uma parte importante do design da web. Assim, como parte desta auditoria do site, você deve procurar por erros no seu site. Isso pode incluir links de 404 ou quebrados.
Se você mover determinado conteúdo em seu site e não inserir corretamente um redirecionamento, poderá ter uma página de erro para qualquer cliente que tentar acessar a página antiga.
Existem dois tipos de redirecionamentos disponíveis, um 301 e um 302. Um redirecionamento 301 significa que uma página foi movida permanentemente para um novo local. Um redirecionamento 302 significa que o movimento foi temporário.
Desse modo, você pode usar um 302 se quiser simplesmente trabalhar em algumas páginas internamente antes de permitir que o tráfego as visite novamente.
Mas em qualquer situação em que sua página foi movida permanentemente, você deve usar o 301.
Não basta excluir uma página do seu site.
Se você tiver que derrubar alguma coisa, você deve redirecionar a página para o conteúdo relacionado para que você não atrapalhe a experiência do cliente.
Com um redirecionamento 301, qualquer pessoa que tentar acessar a página antiga será automaticamente direcionada para a nova. Isso também ajudará você a transferir todo o poder que você tinha de links externos apontando para a página original, aumentando a credibilidade da nova página.
Além de verificar possíveis códigos de erro, você também deve procurar links quebrados internamente em seu site.
Portanto, verifique se seus links internos acessam as páginas apropriadas no seu site. Idealmente, você também deve verificar quaisquer links que levem a páginas externas e removê-los se essas páginas não estiverem mais ativas.
Links quebrados e páginas de erro afetam a experiência do usuário. Assim, lembre-se de que as marcas de hoje não podem negligenciar a intensa competição que enfrentam online.
Por isso, os sites devem estar preparados para fornecer informações relevantes e úteis aos clientes quando quiserem.
Sites que possuem códigos de erro e links ruins facilmente frustram os usuários. Eles prejudicam a reputação da marca e as pessoas podem até começar a perder a confiança.
Manter um site executado profissionalmente requer atenção a esses detalhes. Assim, você pode contratar uma equipe de web design para garantir que a manutenção seja feita regularmente para você.
Dica 6: Gere Confiança
A confiança é um poderoso motivador para construir relacionamentos. Os clientes querem saber que podem confiar em você e nos produtos e serviços que você oferece. Portanto, use seu site como uma oportunidade para nutrir essa confiança.
Então comece com a confiança social. É mais provável que os clientes confiem no que ouvem de outros clientes anteriores do que provavelmente acreditarão no conteúdo que você mesmo publica.
Para criar confiança social no seu site, inclua experiências reais do cliente. Ofereça imagens de clientes, com a permissão deles. Inclua depoimentos ou resenhas.
Além disso, procure oportunidades para incorporar experiências positivas aos clientes. Assim se você tiver uma página de rede social popular, poderá incluir botões de compartilhamento social que informam quantos seguidores você tem.
Você também pode criar confiança por meio de associação. Se você tiver prêmios ou classificações altas por meio de sites de segurança, avise os clientes.
Isso é particularmente importante se você quiser que os clientes façam compras em seu site. Inclua selos ou logotipos de pessoas dispostas a endossar você.
Se você foi promovido por terceiros, como uma revista local, inclua isso em seu site. Deixe as pessoas saberem que a sua marca é tão boa que outras publicamente o apoiaram.
Conclusão
Projetar um site pode ser um desafio. Você quer ter certeza de que o site é fácil para as pessoas encontrarem e navegarem.
Seu site deve comunicar claramente o valor que você oferece aos seus clientes em potencial. Seguindo estas dicas para um bom design do site, você começará no caminho certo para criar um site que irá classificar bem e atender seus clientes.
Entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo a implementar esses fatores de bom design de website em sua página comercial.