Rankear no Google pras principais palavras-chave do seu mercado é uma prioridade pra sua empresa hoje? Bom, se sim, com certeza você sabe que a qualidade do conteúdo é essencial, e pra isso é necessário você saber escrever bem tanto para os usuários quanto escrever bem para buscadores.
Mas como que é hoje escrever para SEO? Será que ainda a palavra-chave aparecendo dentro do conteúdo é importante como era antigamente? Qual o volume, qual a repetição ideal? Bom, é sobre isso que a gente vai conversar no Rock Labs de hoje. E você vai aprender como escrever pra SEO em 2018.
1. Entenda as mudanças do Google
Escrever pra SEO mudou muito ao longo dos anos, mas não quer dizer que ele deixou de existir. Algumas atualizações do Google mudaram completamente a forma de escrever pra Internet. Antigamente, pra você ranquear bem pra uma palavra-chave era só você usar aquela palavra várias vezes dentro de um conteúdo, e assim você já tinha uma tendência a ser ranqueado.
Por exemplo, se eu queria ranquear pra “computador”, eu podia fazer uma receita de bolo e escrever a palavra “computador” lá dentro, colocar no título, espalhar pelo conteúdo, e eu possivelmente ranquearia pra palavra “computador”. Mas os tempos mudaram.
A primeira grande atualização do Google pra combater isso foi o Google Panda. O Panda, ele começou a punir conteúdos que não tinham qualidade nenhuma, por exemplo, conteúdos duplicados, páginas vazias, entre outras coisas. É claro que não foi uma atualização ideal, e ainda muitos conteúdos sem qualidade ranqueavam, mas já melhorou bastante.
E a grande evolução do Google mesmo chegou na atualização do Hummingbird. A partir do Hummingbird, o Google parou de ficar tão fixado em palavras-chave e passou a priorizar a intenção do usuário, como você pode ver nesse exemplo.
Se eu jogar no Google “tamanho da Torre Eiffel”, ou “altura da Torre Eiffel”, o resultado que o Google vai apresentar é o mesmo, 300 metros. E esse resultado não é um conteúdo grande falando, por quê? Porque ele sabe que a intenção do usuário é de saber a altura, o tamanho da Torre Eiffel, que no caso é 300 metros.
E por que que todas essas atualizações aconteceram?
Bom, o principal objetivo do Google é apresentar a melhor resposta pra uma busca que o usuário faz, ou seja, o primeiro lugar que o Google apresenta é o que ele considera que é realmente o melhor conteúdo pra ser exibido na página de resultados.
Mas hoje em dia, será que ainda existem trunfos para a gente escrever bem para o Google ranquear nossos conteúdos?
Se aquela repetição de palavras-chave que eu falei, se hoje ela não é mais levada em conta, o que que eu tenho que fazer pro Google entender bem o meu conteúdo? É aí que a gente vai conversar um pouquinho sobre o que fazer hoje. O principal foco hoje é você responder a intenção do seu usuário.