O Instagram é uma plataforma de rede social de compartilhamento de fotos com mais de 500 milhões de pessoas usando diariamente. Usar o Instagram para negócios é uma jogada inteligente, especialmente se sua empresa tiver um local físico.
Inegavelmente, o Instagram é uma plataforma crescente de rede social que as empresas não devem ter medo de usar principalmente se você deseja vender produtos no Instagram.
Entre posts, anúncios e histórias, não faltam ferramentas potenciais de marketing no Instagram. Aqui está tudo o que você deve saber sobre o uso desta plataforma de rede social para comercializar o seu negócio.
1. Organize o seu perfil no Instagram para negócios
Você não pode fazer muito no Instagram até preencher corretamente o seu perfil. Não há uma maneira “certa” de criar seu perfil, mas esses princípios são um sólido ponto de partida baseado nas melhores práticas do Instagram:
- Foto de perfil: é melhor usar o logotipo de sua empresa como sua foto de perfil para que as pessoas possam identificar facilmente sua marca.
- Nome da conta: torne este o nome da sua empresa, idêntico aos outros perfis sociais da sua marca.
- Nome de usuário: esse também deve ser o nome da sua empresa. Observe que seu nome de usuário não pode ter espaços.
- Website: este será o único URL clicável na sua página do Instagram. A maioria das empresas usa o site ou o link para a última página promocional.
- Bio: Sua biografia é onde você irá capturar a atenção de usuários. Você pode descrever o que sua empresa faz.
Tenha em mente que você tem muito espaço para ser criativo em termos de como você cria seu perfil.
Além disso, lembre-se que links não funcionam nas legendas do Instagram. Sendo assim, o único lugar onde você pode compartilhar um link que leva os usuários a um site está em seu perfil.
Links não funcionam em legendas ou comentários de fotos, por isso, se você estiver tentando direcionar pessoas para uma página da Web específica, poderá alterar o link padrão da sua página e colocar na legenda de fotos que o link está em seu perfil.
2. Use o Stories do Instagram
Stories do Instagram são fotos e vídeos que desaparecem 24 horas depois de postados. O Instagram fornece muitas ferramentas que facilitam a criação de stories atraentes e criativas.
Principalmente pequenas empresas devem aproveitar os Stories do Instagram para comercializar seus produtos e serviços, levando suas mensagens para seguidores que, de outra forma, não verão postagens regulares do Instagram em seus feeds devido às últimas atualizações do algoritmo.
No Instagram para negócios, você pode adicionar:
- Fotos normais
- Vídeos ao vivo
- Bumerangues (mini-vídeos que vão e voltam)
- Texto básico
- Música
- Adesivos
- Localização
- Hashtags
Os destaques dos stories estão no seu perfil acima da sua postagem e permanecem no seu perfil até que você os remova.
3. Use vídeos ao vivo
Além do Instagram Stories, os usuários podem capturar e transmitir vídeos ao vivo. Assim, você pode dar aos clientes uma visão ao vivo dos bastidores de aspectos interessantes do seu negócio, mostrar produtos ou responder a perguntas ao vivo através dos comentários.
Quando o vídeo termina, ele fica no Instagram por 24 horas. Mas se você quiser um vídeo que permaneça no seu feed do Instagram, você pode enviar vídeos que você tirou ou filmar diretamente através do aplicativo para postar.
No Instagram para negócios, se você optar por gravar ou enviar vídeos, ainda é possível adicionar filtros e alterar a capa. Além disso, você também tem a opção de incluir som.
4. Interaja com outros usuários do Instagram
Sobretudo, verifique se suas postagens estão relacionadas à sua marca. Pode ser tentador compartilhar fotos de comida, moda e animais porque eles são populares na plataforma. Mas se o seu negócio não tem nada a ver com essas coisas, isso pode fazer você parecer desconexo e confundir seus seguidores.
No entanto, se você puder encontrar uma maneira de incorporar imagens como essas e, ao mesmo tempo, torná-las relevantes para o seu negócio, isso poderá tornar sua estratégia de marketing social bem sucedida.
Há muitas maneiras de interagir com outros usuários no Instagram para negócios.
- Like: O Like é uma maneira simples de se conectar com outros usuários.
- Comentários: Ao lado do botão “Curtir” há um botão de comentário na qual você pode digitar o que deseja dizer.
- Mencionar: Como no Twitter, você pode usar o símbolo @ para marcar outros usuários em seus comentários no Instagram ou postar legendas.
- Mensagens diretas: Para acessar o Instagram Direct, vá até a página inicial e toque no botão no canto superior direito. Lá, você pode enviar mensagens instantâneas privadas, fotos e vídeos para outros usuários.
Quando as pessoas comentarem suas fotos, responda. Interagir com clientes e seguidores mostra que você está prestando atenção e se preocupa com o que eles dizem. Eles estarão mais propensos a continuar seguindo você e interagindo com suas fotos se acharem que são importantes.
Além disso, como o Facebook, o algoritmo do Instagram favorece postagens e usuários com altas taxas de engajamento.
O alto nível de engajamento faz com que seu conteúdo seja colocado no topo dos feeds de seguidores e hashtags, seja através de histórias ou postagens permanentes, e dá aos seus consumidores a chance de interagir com sua marca com eficiência ao longo do tempo.
5. Use hashtags
As hashtags são uma ótima maneira de ajudar outros usuários a encontrar seu conteúdo no Instagram. As hashtags podem incluir letras e números, mas não podem conter caracteres não numéricos.
Como os usuários podem pesquisar hashtags e clicar em hashtags que vêem em postagens no aplicativo, as hashtags relevantes podem ser uma ferramenta altamente eficaz.
O Instagram permite um máximo de 30 hashtags em um post ou comentário, mas usar muitas excessivamente é exagero.
Depois de entender as hashtags, você pode expandir e experimentar para descobrir quais funcionam melhor para sua marca.
Também é inteligente criar uma hashtag personalizada para sua empresa.
6. Anúncio no Instagram
Como em outros canais sociais, as empresas tem a opção de anunciar no Instagram. Existem três formatos para publicidade:
- Anúncios de fotos: parecem publicações de fotos comuns, mas tem um selo Patrocinado acima da foto. Eles também tem um botão “Saiba mais” no canto inferior direito abaixo da foto.
- Anúncios em vídeo: como os anúncios gráficos, eles parecem postagens comuns em vídeos, mas com um selo Patrocinado no topo.
- Carrossel de anúncios: esses anúncios parecem idênticos aos anúncios de fotos, mas apresentam várias fotos que os usuários podem percorrer.
Todos os três formatos de anúncios aparecem nos feeds residenciais dos usuários. Esses anúncios suportam quatro objetivos:
- Visualizações de vídeos
- Cliques no seu site
- Instalações de aplicativos para dispositivos móveis
- Reconhecimento em massa.
É hora de dominar o Instagram para negócios
Com uma base de usuários cada vez mais ativa, o Instagram para negócios provou ser um produto de marketing social. E para marcas com uma história visual e um desejo de cultivar seguidores e clientes dedicados, ainda há um lugar esperando por você na plataforma.
Nós queremos ouvir você! Se você teve problemas para começar a usar a plataforma, qual é o seu maior obstáculo?
Deixe-nos saber nos comentários abaixo ou entre em contato para maiores informações de como usar essa poderosa ferramenta!