Implementar ações de marketing digital sem um plano e uma estratégia pré determinada pode levar ao fracasso, porque não planejar leva a não considerar todos os aspectos que podem levar ao desenvolvimento dos vários componentes de um plano de marketing digital.
Roteiro para a construção de um plano de marketing digital bem sucedido
1. Conheça seus objetivos
O primeiro passo ao construir um plano de marketing digital é conhecer seus objetivos. Mesmo que isso pareça bastante simples, os planos bem estruturados focarão nas áreas em que sua marca precisa trabalhar mais.
Isso ocorre porque o marketing digital pode ser usado de várias maneiras diferentes para ajudar sua empresa a crescer exponencialmente:
- Crescimento das vendas
- Aumentar o conhecimento da marca e influenciar seu público-alvo por meio do marketing digital
Decerto, dependendo do tipo de negócio, seu plano de marketing digital pode ser projetado para ajudá-lo a economizar custos no marketing de impressão tradicional e começar a fazer a transição para o digital.
2. Conheça seu público
Depois de definir suas metas, o próximo passo é conhecer seu público.
A razão pela qual muitas marcas falham no marketing digital é porque elas realmente não sabem quem é seu público-alvo e acabam lançando uma rede que é muito ampla ou focada no grupo errado.
Assim, a melhor maneira é criar perfis de consumidor ideais para cada produto ou serviço que você oferece.
Quanto mais detalhado o perfil do cliente ideal, melhor será o seu plano de marketing digital.
Então, comece com o básico e anote todas as informações demográficas que você conhece sobre o consumidor-alvo:
- Idade
- Sexo
- Localização
- Mergulhe em seus desejos emocionais, metas, aspirações e medos.
Você pode se aprofundar nos relatórios de público-alvo de sua conta do Google Analytics para identificar as principais características de sua persona alvo, como idade, sexo, etc.
Ao criar suas personas, este é o momento perfeito para identificar o que sua estratégia de marketing deve atingir.
3. Conheça os canais de marketing disponíveis para você
Com seus objetivos e público-alvo definidos, seu plano de marketing digital realmente começará a tomar forma.
O próximo fator que você precisa focar é descobrir quais canais de marketing digital funcionarão melhor para sua marca. Na maioria das vezes, as empresas ficam presas em apenas um ou dois e despejam todo o seu tempo e recursos nelas porque parecem ser as “mais populares”.
Mas antes de começar a planejar suas estratégias de marketing, você precisa primeiro certificar-se de conhecer todos os diferentes canais disponíveis para poder segmentar os que seu público mais usa.
4. Acompanhe os resultados
Só porque você identificou seu cliente ideal e os canais de marketing que eles mais usam, não significa que toda campanha e estratégia que você empregar serão vencedoras.
O acompanhamento de resultados tem como objetivo ajudá-lo a eliminar o que não está funcionando e capitalizar o que é para que você possa maximizar os resultados.
Isso ajudará você e sua equipe a identificar as métricas mais importantes para que você possa fazer os ajustes necessários.
Elaborando um plano de marketing digital
Ao criar seu plano de marketing digital, siga estas etapas e lembre-se: se você tiver alguma dúvida, nós da Ideacorp (Agência Digital de Marketing em Fortaleza) estamos prontos para lhe dar as respostas certas.