Como Criar Um Plano de Marketing Digital

Implementar ações de marketing digital sem um plano e uma estratégia pré  determinada pode levar ao fracasso, porque não planejar leva a não considerar todos os aspectos que podem levar ao desenvolvimento dos vários componentes de um plano de marketing digital.

Roteiro para a construção de um plano de marketing digital bem sucedido

1. Conheça seus objetivos

O primeiro passo ao construir um plano de marketing digital é conhecer seus objetivos. Mesmo que isso pareça bastante simples, os planos bem estruturados focarão nas áreas em que sua marca precisa trabalhar mais.

plano de marketing digital

Isso ocorre porque o marketing digital pode ser usado de várias maneiras diferentes para ajudar sua empresa a crescer exponencialmente:

  • Crescimento das vendas
  • Aumentar o conhecimento da marca e influenciar seu público-alvo por meio do marketing digital

Decerto, dependendo do tipo de negócio, seu plano de marketing digital pode ser projetado para ajudá-lo a economizar custos no marketing de impressão tradicional e começar a fazer a transição para o digital.

2. Conheça seu público

Depois de definir suas metas, o próximo passo é conhecer seu público.

A razão pela qual muitas marcas falham no marketing digital é porque elas realmente não sabem quem é seu público-alvo e acabam lançando uma rede que é muito ampla ou focada no grupo errado.

Assim, a melhor maneira é criar perfis de consumidor ideais para cada produto ou serviço que você oferece.

Quanto mais detalhado o perfil do cliente ideal, melhor será o seu plano de marketing digital.

plano de marketing digital

Então, comece com o básico e anote todas as informações demográficas que você conhece sobre o consumidor-alvo:

  • Idade
  • Sexo
  • Localização
  • Mergulhe em seus desejos emocionais, metas, aspirações e medos.

Você pode se aprofundar nos relatórios de público-alvo de sua conta do Google Analytics para identificar as principais características de sua persona alvo, como idade, sexo, etc.

Ao criar suas personas, este é o momento perfeito para identificar o que sua estratégia de marketing deve atingir.

3. Conheça os canais de marketing disponíveis para você

Com seus objetivos e público-alvo definidos, seu plano de marketing digital realmente começará a tomar forma.

O próximo fator que você precisa focar é descobrir quais canais de marketing digital funcionarão melhor para sua marca. Na maioria das vezes, as empresas ficam presas em apenas um ou dois e despejam todo o seu tempo e recursos nelas porque parecem ser as “mais populares”.

Mas antes de começar a planejar suas estratégias de marketing, você precisa primeiro certificar-se de conhecer todos os diferentes canais disponíveis para poder segmentar os que seu público mais usa.

4. Acompanhe os resultados

Só porque você identificou seu cliente ideal e os canais de marketing que eles mais usam, não significa que toda campanha e estratégia que você empregar serão vencedoras.

plano de marketing digital

O acompanhamento de resultados tem como objetivo ajudá-lo a eliminar o que não está funcionando e capitalizar o que é para que você possa maximizar os resultados.

Isso ajudará você e sua equipe a identificar as métricas mais importantes para que você possa fazer os ajustes necessários.

Elaborando um plano de marketing digital

Ao criar seu plano de marketing digital, siga estas etapas e lembre-se: se você tiver alguma dúvida, nós da Ideacorp (Agência Digital de Marketing em Fortaleza) estamos prontos para lhe dar as respostas certas.

Entre em contato!!