Black Friday: Prepare estratégias de marketing

A Black Friday apesar de ter se originado nos Estados Unidos, já se tornou praticamente uma tradição entre os consumidores do Brasil e de todo o mundo.

Assim, muitas pessoas aguardam durante todo o ano pela data para adquirir os produtos que deseja com condições imperdíveis.

Por outro lado, muita gente não acredita mais nas ofertas apresentadas porque muitas lojas utilizam a data como uma forma de fazer marketing, anunciando ofertas que na verdade não são reais.

Mas isso é muito ruim, pois a data que é utilizada como estratégia das empresas para arrecadar o capital necessário para o pagamento das despesas de final de ano, acaba perdendo muitos clientes.

Portanto, se você é lojista deve compreender quais são as melhores estratégias que você pode utilizar para que seu negócio atraia clientes na Black Friday, trazendo uma ótima rentabilidade.

Então, acompanhe as preciosas dicas existentes neste artigo e seu sucesso nessa data será garantido!

Analise a sua empresa e os dados das Black Fridays anteriores

Antes de estabelecer metas e objetivos para o seu negócio durante a Black Friday é muito importante que você estude muito bem o seu negócio.

Além disso, é preciso ter um parâmetro geral sobre os dados dessa data em anos anteriores. Para isso, siga as recomendações à seguir:

Faça um inventário para black friday

Antes de mais nada é preciso que você analise seu estoque. Isso é crucial principalmente se você tiver uma loja virtual.

Veja o que você tem em número suficiente e o que precisa ser comprado e negocie com seus fornecedores.

Como foi a Black Friday do ano anterior?

Se você já passou por essa experiência, não hesite em avaliar os seus dados de desempenho dos anos anteriores.

Dessa forma você saberá exatamente o que fazer para melhorar suas vendas e a relação com os seus clientes.

Com a observação dos dados ficará mais fácil criar um estoque, definir valores, melhores promoções e preparar a sua loja para receber os seus clientes.

Tudo isso porque você conseguirá determinar exatamente qual é o perfil das pessoas que consomem os produtos que você vende.

Além disso, ter uma boa noção da receita recebida nos anos anteriores te ajuda a traçar as metas para este ano de forma bastante realista. Assim você saberá o que esperar da Black Friday.

Mas não superestime a Black Friday

É preciso ter muito cuidado em não criar expectativas muito elevadas com relação à essa data, visto que nem mesmo nos Estados Unidos onde a data foi criada, as vendas já não são mais as mesmas.

Sabe aquela ideia que se tem de uma multidão enlouquecida comprando tudo o que há pela frente? Isso já não acontece mais da mesma forma como era algum tempo atrás.

Em partes isso se deve à grande quantidade de promoções que as lojas fazem durante todo o ano, principalmente na internet. E isso acabou fazendo com que a Black Friday deixasse de ser uma novidade e acabou perdendo a graça.

Então isso serve como alerta para você que é lojista. Se você criar promoções semelhantes àquelas que já oferece durante o ano todo, os seus clientes não serão atraídos e ainda poderão se sentir ressentidos.

Por fim, tenha em mente que hoje em dia existem muitos aplicativos para smartphones que fornecem as comparações de valores dos produtos ao longo do tempo. Sendo assim, não dá para enganar o consumidor.

Prepare o terreno para a Black Friday

Depois de fazer uma análise geral de sua empresa e dos dados relacionados aos anos anteriores, é hora de você colocar a mão na massa e dar início às mudanças estruturais e preparação de sua equipe.

O preparo de sua equipe é fundamental para a black friday

Principalmente se você tiver uma loja física, é primordial que você tenha uma equipe apta a receber os clientes de forma profissional e agradável.

Como você deve saber, um bom atendimento é um fator essencial para o sucesso com relação às vendas.

Então, para que o seu Black Friday seja lucrativo, é preciso ter uma equipe bem preparada para desempenhar todas as funções inerentes aos cargos.

Por fim, uma ótima dica é que você instrua seus vendedores a mostrar aos clientes as diferentes ofertas existentes na loja. Dessa forma seu ticket médio pode aumentar bastante.

Uma boa infraestrutura também é fundamental para black friday

Tanto para as lojas físicas quanto para as virtuais, a infraestrutura é essencial para atrair clientes. Além disso ela deve comportar a demanda de uma Black Friday.

Sendo assim, de nada adianta atrair compradores se a sua loja física ou site não for capaz de suportar a demanda deles.  Então, atente-se a:

  • No caso de loja física, o número de operadores de caixa que você possui são suficientes? E os atendentes? Você precisa de mais funcionários?
  • No caso de uma loja virtual, avalie se sua plataforma é suficientemente robusta para receber diversos acessos ao mesmo tempo. Além disso, há limitação de visualizações em sua página?

Como você pode perceber, na maioria das vezes a estrutura existente não será suficiente para atender ao aumento na demanda.

Sendo assim, para que você lucre bastante com a Black Friday, provavelmente terá que investir um pouco para melhorar sua estrutura primeiro.

Mas não se esqueça de planejar muito bem antes de começar a fazer mudanças. Isso porque se você gastar dinheiro demais, pode acabar ficando no prejuízo.

Crie uma vitrine atrativa

Lojas físicas devem criar espaços na vitrine que chamem a atenção dos clientes para a existência de produtos promocionais.

Ademais isso ajuda também para que os vendedores façam o direcionamento das pessoas para as ofertas.

No caso das lojas virtuais, é preciso criar anúncios que façam o direcionamento dos internautas quando são clicados.

Mas lembre-se de que é necessário também divulgar seu e-commerce para que as pessoas saibam que ele existe.

Avalie se o seu serviço Mobile é adequado para a black friday

Nos últimos anos tem aumentado muito o número de vendas que são realizadas por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Por isso é muito importante que você se adeque e analise se o seu site está preparado para ser acessado nesses dispositivos. Isso é muito importante para que você não perca vendas.

Estar mais perto do cliente pode te ajudar

Por meio das redes sociais, você consegue se aproximar e seus clientes de forma simples efetiva. Então, seja presente. Esteja disponível na web.

Sendo assim, se disponha a responder perguntas, receber elogios e até mesmo reclamações e sugestões de seus clientes.

Dessa forma eles se sentirão acolhidos e ficarão à vontade para utilizar os serviços prestados pelo seu negócio.

Mas para isso é preciso dar um retorno rápido ao seu cliente e isso pode se tornar mais difícil na Black Friday. Então, se necessário coloque alguém para te ajudar com isso.

O WhatsApp pode ser seu aliado

Dependendo do formato do seu negócio é possível realizar o atendimento dos seus clientes através desse aplicativo. Muitas pessoas adoram a praticidade do uso dele até mesmo na hora de fazer compras online.

Então, se isso for possível para você, tenha o WhatsApp como um aliado, principalmente na Black Friday para não perder nenhuma chance de vender mais!

Talvez seja uma boa hora para investir na estrutura do seu site

Se você não tiver um site muito bem estruturado, todos os investimentos feitos com marketing e promoções podem ser em vão.

Isso porque se o site for ruim, o cliente simplesmente não consegue comprar! E não conseguir concluir a compra é justamente a reclamação de muitos compradores.

Então faça uma prévia avaliação de seu site e execute as correções necessárias com antecedência.

Seja inteligente ao elaborar as promoções da Black Friday

Obviamente as promoções são muito aguardadas na Black Friday, então, esteja preparado e atenda às expectativas de seus clientes.

Siga algumas dicas básicas com relação à isso:

As promoções devem ser reais

Os consumidores estão cada vez mais atentos às promoções anunciadas, principalmente na Black Friday. Além disso eles possuem o respaldo do Procon.

Sendo assim tenha cuidado em elaborar boas promoções, pois se elas forem ruins, só irão afastar os consumidores de seu negócio.

Mas tome cuidado para não ter prejuízo. Sendo assim, avalie muito bem antes quais são os descontos possíveis que você pode oferecer.

Uma boa opção também é colocar em oferta os produtos que vendem menos e estão com estoque parado ou ainda negociar valores bem mais baixos com os seus fornecedores.

Mas lembre-se de que muitas vezes uma promoção mais simples pode ser mais efetiva.

Por fim, lembre-se de não subir o preço de um produto para depois aplicar o desconto. Dessa forma você estará agindo de maneira desonesta e acabará perdendo a confiança dos clientes.

Cuidado com o frete

Um problema muito comum na Black Friday é o atraso nas entregas. Sendo assim, tente oferecer uma garantia aos seus clientes de que eles receberão suas encomendas no prazo.

Dessa forma com certeza eles se sentirão mais à vontade para comprar. E para isso, faça acordos com as transportadoras que fazem entregas para você.

Veja as estratégias de marketing para a Black Friday

Existem algumas estratégias essenciais para realizar o seu marketing na Black Friday:

Divulgue a Black Friday

Para que possa comprar, é necessário que seu público saiba que seu negócio está participando das promoções dessa data.

Então, invista na divulgação em todos os meios que for possível. Se estiverem cientes dos descontos, seus clientes chegarão à você

Esteja engajado com as redes sociais

redes sociais mais usadas

Atualmente Facebook e Instagram são duas mídias de muito sucesso. Por isso se dedique em fazer publicações por meio delas. Dessa forma você conseguirá atingir seu público alvo de maneira simples e eficaz.

Mas não se esqueça do bom e velho e-mail

Apesar de terem surgido formas de comunicação mais modernas, ainda há muitas pessoas que gostam de receber e-mails de lojas, principalmente com notificações de boas promoções.

Então vale a pena apostar nessa ferramenta e avisar todo o seu público sobre as suas promoções de Black Friday.

E para que isso se torne ainda mais efetivo, lembre-se de que durante todo o ano é preciso captar o endereço de e-mail dos clientes em seu site. Então ofereça vantagens para quem se cadastrar.

É preciso ter um bom planejamento das estratégias de marketing digital

Para que as estratégias de marketing tragam os resultados esperados é preciso ter paciência. Isso leva algum tempo.

Sendo assim, você deve traçar suas estratégias com antecedência e começar à aplica-las com pelo menos 30 dias de antecedência para que elas se tornem efetivas.

Ofereça vantagens extra aos clientes antigos

Provavelmente você já possui uma cartela de clientes, certo? Então não se esqueça de fornecer vantagens exclusivas à eles.

Dessa forma você provoca um sentimento de importância e acaba fidelizando ainda mais a sua clientela. Além disso, não se esqueça que os clientes satisfeitos podem ser a sua melhor propaganda!

Se sua loja for bem recomendada, você com certeza atrairá cada vez mais compradores.

Aposte nas Listas de Desejos

No caso de e-commerce, uma ótima estratégia é convidar os clientes à criarem uma lista de desejos. Dessa forma quando chegar perto da Black Friday você pode consultar os itens mais desejados e oferecer descontos sobre eles.

E para completar, quando a Black Friday chegar, você envia um e-mail para notificar seu cliente sobre a oferta. As chances de fechar vendas assim são enormes.

Um contador de tempo pode te ajudar

Essa é uma estratégia de cunho psicológico que induz as pessoas a comprarem sem pensar muito quando percebem que seu tempo está acabando.

Então, essa é uma estratégia simples que pode funcionar muito bem para o seu negócio nessa época do ano.

Os anúncios patrocinados podem atrair muitos clientes

anunciar sua empresa no facebook

Para a Black Friday você pode utilizar estratégias de anúncios por meio do Google Adwords e o Facebook Ads.

Você pode por exemplo promover descontos para as pessoas que derem likes na sua página. Além disso pelo AdWords se você souber usar bem as palavras chave, pode ser que fique em uma boa colocação.

Apesar de menos utilizado para esses fins, o Twiter também pode ser um aliado nesse sentido.

Mas o que mais irá importar no final das contas será a sua criatividade. Use-a sem medo!

Notificações push melhoram o alcance de suas ofertas

Por meio dessas notificações é possível programar para que as pessoas sejam avisadas quando ocorrer queda nos preços.

É possível fazer isso pelo Facebook ou web e, dessa forma a oferta é entregue diretamente ao cliente, aumentando suas chances de vendas.

Conclusão

Dessa forma, lembre-se de que na Black Friday é muito importante que você seja honesto com seu cliente e não crie ofertas falsas. Ao invés disso, pense muito bem as estratégias que serão usadas.

Assim, com muita programação você será capaz de agradar os compradores sem comprometer o bem estar de sua empresa.

Além disso, as estratégias de marketing são essenciais para o sucesso de seu negócio nessa data. Então, pense-as com calma e não tenha medo de arriscar. Use todas as estratégias possíveis para atrair as pessoas até você.

Mas lembre-se que para isso é preciso que seu negócio esteja apto à receber o público e comporte o aumento na demanda.

Seguindo essas regras básicas, com certeza sua Black Friday será um sucesso!