Certamente, na atualidade há uma enorme quantidade de redes sociais. Algumas das redes sociais mais usadas, possuem uma base de usuários que podem ultrapassar a população de alguns países no mundo.
Além disso, as características de redes sociais são bem diversificadas, que abrangem diversos perfis de usuários, sendo voltados para todos os públicos ou para determinado nicho em especifico.
As Redes sociais possuem diversas funcionalidades, como compartilhamento, atualizações de status, vídeos, fotos; ou mesmo em ajudar usuários a encontrar novas pessoas ou locais de interesse.
Precursores
A CompuServe foi a empresa pioneira na implantação de um sistema de bate-papo em sua plataforma e também responsável pela popularização de troca de figuras, tendo sido a empresa criadora do formato GIF. Devido à isso, é considerada um dos sistemas precursores das redes sociais modernas. Mas existem outros precursores, como IRC e ICQ considerados responsáveis pela utilização atual de emoticons e avatares.
As Primeiras Redes Sociais
A primeira rede social propriamente dita, lançada em 1997, foi o Six Degress. Através dela, havia a possibilidade da criação de perfis, bem como fazer amizade com os outros usuários.
Apesar de não existir mais, na época esta rede social se tornou relativamente popular, chegando a possuir aproximadamente meio milhão de membros. Após seu lançamento, surgiram várias outras redes, como por exemplo, o LiveJournal, MiGente e AsianAvenue.
Vale ressaltar que o LiveJournal possuía uma grande diferença. Em contraste às demais redes, que permitiam apenas a criação de perfis estáticos, esta possibilitava também a produção de blogs, que poderiam ser constantemente atualizados. Além disso, incentivava a interação, através de grupos de discussão, por exemplo. Desta forma, pode-se dizer que esta rede social foi a real precursora das atualizações, característica marcante das redes sociais atuais.
Posteriormente, com o início do século XXI, houve uma explosão de redes sociais. O Friendster, que continua ativo até hoje, iniciou essa nova era. Consequentemente, foi sucedido por outras redes como Hi5, LinkedIn e MySpace, que surgiram como redes sociais de nicho, que se mostram cada vez mais específicas.
Além das redes citadas anteriormente, a nova geração de redes sociais trouxe consigo as gigantes Twitter, Facebook e Pinterest. Essas conquistaram milhares de usuários em todo o mundo. Tal fato ocorreu devido à febre causada pela possibilidade de compartilhar fotos, vídeos e pensamentos.
Revolução
Então, as redes sociais modificaram a sociedade e as relações interpessoais. Sendo assim, provocaram uma revolução no mundo, modificando a forma como as pessoas avaliam os acontecimentos.
Assim, quem se destaca conseguindo o reconhecimento de ser “especialista”, se torna um agente da mídia, conquistando renome dentro das redes sociais. Por exemplo, um usuário sem nenhuma relação com qualquer empresa, possui sua avaliação sobre um produto vista por milhares de usuários. E, acima de tudo, na maior parte das vezes a sua opinião se torna uma verdade incontestável.
Assim, a revolução causada pelas redes sociais está na mudança das relações, fazendo com que cada indivíduo consiga se integrar aos seus semelhantes. Assim, todos estariam sempre prontos para interagir e colaborar uns com os outros.
Atualmente é raro encontrar quem não utilize nenhuma rede social. Então, são pouquíssimas as pessoas que estão dispostas a ficar de fora de todo o entretenimento que as redes podem fornecer.
Geralmente, essas pessoas optam por não utilizar as redes sociais por motivos como medo do vício e perda de privacidade, por exemplo.
Impactos das redes sociais mais usadas na vida das pessoas
Em primeiro lugar, vale dizer que é um grande equívoco pensar que as redes sociais mais usadas existam apenas no mundo virtual. Portanto, pode-se perceber que elas cruzam a fronteira do “mundo real”. Desta forma, o mundo virtual e real andam conectados. Assim, não há uma clara divisão entre eles.
Assim, as redes sociais impactam a vida do homem moderno de uma forma que muitas vezes não nos damos conta. Além disso, existe a fusão da vida real e virtual, que se tornam uma coisa só.
Em segundo lugar, apesar da relevância que os jornais e revistas impressos ainda possuem, é inegável que as redes sociais modificaram até mesmo a forma como as informações são fornecidas na atualidade. Ao contrário das informações contidas em jornais, nas redes por outro lado os usuários possuem o poder de decisão sobre as informações. Desta forma, as informações nesses meios se mostram bem mais democráticos quando comparados às mídias tradicionais.
Inclusive, atualmente é muito comum que fatos sejam noticiados antes pelo Twitter, sendo replicadas posteriormente pelos jornais que, por sua vez citam a rede social como fonte da informação. Esse é mais um exemplo da maneira como as redes estão alterando o modo de vida na atualidade.
Redes Sociais Mais Usadas
1 – Facebook
Naturalmente, o Facebook está em primeiro lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil, bem como no mundo. A famosa rede de Mark Zuckerberg se tornou indispensável em qualquer plano de marketing e, também na vida das pessoas.
Provavelmente, a rede se tornou tão popular principalmente devido à sua versatilidade. Ela apresenta diversas funcionalidades que são relativamente fáceis de usar e, que facilitam o desenvolvimento de ações criativas. Além disso essas ações podem ser direcionadas à um público alvo, se apresentando vantajosas para profissionais de marketing.
2 – Instagram
A rede criada para compartilhamento de imagens e vídeos, ocupa o segundo lugar do ranking. Provavelmente, isso se deve ao fato da rede pertencer ao Facebook. Sendo assim, o Instagram possui uma grande vantagem com relação às demais redes do mesmo tipo.
Seu sucesso se deve também à facilidade de utilização do aplicativo. Além disso existe uma tendência natural do ser humano em compartilhar todos os momentos de sua vida através de fotos. Assim, tal fato contribuiu para que o aplicativo se tornasse tão popular.
Também deve-se lembrar que o apelo visual do Instagram é enorme. Assim essa rede é extremamente recomendada quando existe a necessidade de causar grande impacto através de imagens.
3 – WhatsApp
O aplicativo possui incríveis 120 milhões de usuários brasileiros. Ou seja, mais da metade da população do país possui acesso à essa rede.
É imprescindível citar que o aplicativo já é uma parte essencial da divulgação online de muitas empresas. Sendo assim, ele é fundamental como ferramenta de marketing digital. Isso se deve principalmente ao número de usuários que possui.
4 – LinkedIn
Focado nas relações profissionais, o LinkedIn ocupa a terceira colocação entre as redes mais utilizadas no Brasil. Tal fato pode causar estranhamento em algumas pessoas, mas a rede vem conquistando muitos usuários pelo mundo.
Certamente é um equívoco pensar que a plataforma é apenas um banco de currículos. Pelo contrário, ela é muito mais. Assim, essa rede pode ser uma ótima aliada no desenvolvimento profissional, networking e, ações de marketing, por exemplo.
5 – Twitter
O quarto lugar da lista é ocupado pelo tradicional Twitter. Apesar de parecer que esta rede se encontra em desuso, ela continua tendo grande importância. Dessa forma ele é muito importante também como estratégia de marketing.
Além disso, como já foi citado anteriormente, essa rede também é fonte de muitas notícias, que chegam aos usuários antes mesmo do que as informações fornecidas pelos jornais tradicionais.
Por fim, deve-se dizer que o Twitter é o principal roteador de conteúdo do país atualmente. Portanto, ele possui grande e rápida capacidade de propagação de mensagens.
6 – Messenger
Essa ferramenta entrou mais recentemente para a lista das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Isso ocorreu após a separação do Messenger com relação ao Facebook, que obrigou os usuários a fazerem o download do aplicativo. Dessa forma, seu crescimento foi significativo.
Além disso, o Messenger possui uma grande vantagem com relação ao seu concorrente, o WhatsApp. Através dele, é possível implantar processos de automação de marketing através de chatbots. Tal processo se tornou uma grande tendência no ano de 2019, trazendo, portanto, ainda mais visibilidade ao aplicativo.
7 – YouTube
Certamente, o famoso YouTube não poderia ficar fora da lista das maiores redes sociais. Possuindo milhões de usuários ativos só no Brasil, ele é uma ferramenta essencial no marketing digital, especialmente para aqueles usuários que são capazes de produzir uma grande quantidade de vídeos com conteúdo atrativo.
Incontestavelmente, o uso de vídeos transformou a maneira como os conteúdos são apresentados aos internautas. Isso ocorreu pela facilidade na comunicação, tornando a apresentação dos produtos, serviços e conteúdos muito mais interativas e interessantes, por exemplo.
Isso prende a atenção dos usuários durante maior quantidade de tempo com relação aos longos textos usados tradicionalmente.
8 – Pinterest
Por fim, pode-se citar o Pinterest. Esta rede para compartilhamento de imagens vem ganhando destaque no Brasil. Já existem muitos analistas de redes sociais que vem apostando no crescimento dessa rede.
Além disso vale ressaltar que o Pinterest se destaca com relação aos seus concorrentes por possuir recursos específicos que não estão presentes em outros aplicativos do mesmo tipo. Por exemplo, ele incorpora a possibilidade de criar links nas postagens e até mesmo loja virtual.
Vantagens das redes sociais mais usadas
Assim como a maioria das coisas existentes no mundo, a utilização das redes sociais em suas infinitas possibilidades, podem trazer muitas vantagens e desvantagens que devem sempre ser analisadas com cuidado.
Comunicação de forma instantânea
Em primeiro lugar, a principal vantagem das redes sociais mais usadas é a comunicação de forma instantânea que elas oferecem aos seus usuários. Elas possibilitam a propagação de informações com enorme velocidade, facilitando a vida de pessoas e instituições. Além disso, possibilitam a criação de novos tipos de negócios, novos empregos e formas mais modernas para a comunicação.
Então é possível compartilhar informações, notícias e eventos. Além disso, os acontecimentos do mundo podem ser acompanhados e divulgados em tempo real.
Realização de buscas rápidas
Em segundo lugar, está a possibilidade de realizar buscas ultra rápidas de pessoas e assuntos que sejam de interesse do usuário. Isso fornece aos usuários uma forma de interação com o mundo que não existia anteriormente.
Possibilidade de ganhar dinheiro
Por fim, através das redes sociais é possível realizar contatos de cunho profissional, encontrar trabalhos, vender produtos e, consequentemente ganhar dinheiro. Assim, as redes sociais provocaram também uma intensa mudança nas relações de trabalho também. Além disso, as redes também podem ser utilizadas como forma de entretenimento.
Por outro lado, as redes sociais também possuem suas desvantagens. A que mais abala as pessoas é a visível perda de concentração que elas provocam. Sendo assim, as pessoas são levadas à procrastinar suas tarefas diárias por serem atraídas pela imensa quantidade de informações presentes na rede.
Por isso, é importante saber usar as redes sociais com moderação e ter foco e bom senso.
Além disso, sabe-se que sempre há o risco de roubo de informação e dados por parte de criminosos para que possam cometer crimes de diversos tipos. Portanto, infelizmente as redes sociais não são totalmente seguras. Mas apesar disso é possível fazer um bom uso das redes quando tomadas as devidas precauções.
Conclusão
É fato que as redes sociais mais usadas estão presentes de maneira intensa na sociedade atual. Portanto, quando utilizadas corretamente, podem fornecer diversos benefícios aos seus usuários. Em contrapartida, elas podem também ser maléficas quando utilizadas sem consciência ou de forma errada.
O planejamento de redes sociais é a primeira etapa para o sucesso nesta área. É possível otimizar o investimento de recursos, e além disso é possível alinhar de forma mais adequada estas ações com outras que você tenha em andamento para o seu negócio.
Por fim, vale ressaltar que são muitas as opções de redes sociais disponíveis. Sendo assim, elas podem agradar à todos os tipos de usuários. Como resultado disso, sua utilização também possui diversas finalidades, como por exemplo, trabalho, entretenimento e comunicação.
A rede social tornou-se uma das melhores maneiras de as empresas atingirem e envolverem seus públicos-alvo. Os proprietários de empresas que atualmente não usam as redes sociais para empresas podem estar perdendo uma oportunidade poderosa de conquistar novos leads e expandir seus negócios!
Se você deseja conhecer qual a rede social mais indicada para seu negócio, entre em contato com a Idecorp! Nós temos a resposta na ponta da língua!