Como fazer uma análise SWOT para sua pequena empresa

Se você já trabalhou em um ambiente de escritório corporativo, pode ter se deparado com o termo “análise SWOT”.

Realizar uma análise SWOT do seu negócio é muito mais divertido do que parece. Não vai demorar muito, e isso obriga você a pensar sobre o seu negócio de uma maneira totalmente nova.

O objetivo de uma análise SWOT é ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de negócios sólida, certificando-se de considerar todos os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como as oportunidades e ameaças que ela enfrenta no mercado.

A realização de uma análise SWOT é uma maneira poderosa de avaliar sua empresa ou projeto, sejam duas pessoas ou 500 pessoas. Neste artigo, você aprenderá o que é uma análise SWOT, verá alguns exemplos de análise SWOT e aprenderá dicas e estratégias para realizar uma análise SWOT abrangente.

Antes de chegarmos às dicas e técnicas, vamos começar com o básico.

O que é uma análise SWOT?

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrônimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

As análises SWOT podem ser aplicadas a toda uma empresa ou organização, ou projetos individuais dentro de um único departamento.

Mais comumente, as análises SWOT são usadas no nível organizacional para determinar o quanto uma empresa está alinhada com suas trajetórias de crescimento, mas também podem ser usadas para determinar o desempenho de um projeto específico, como uma campanha de publicidade online.

Novos negócios devem usar uma análise SWOT como parte de seu processo de planejamento. Não existe um plano “tamanho único” para o seu negócio, e pensar no seu novo negócio em termos dos seus “SWOTs” únicos irá colocá-lo no caminho certo de imediato e poupá-lo de muitas dores de cabeça mais tarde.

Por que sua pequena empresa deve realizar uma análise SWOT?

Se você é um comerciante ou proprietário de uma pequena empresa, talvez esteja se perguntando se as análises SWOT são práticas ou mesmo possíveis para empresas e organizações menores.

Embora haja definitivamente uma sobrecarga de recursos envolvida na criação de uma análise SWOT, há muitos benefícios em fazê-lo, mesmo para a menor das empresas.

Por um lado, a realização de uma análise SWOT abrangente oferece uma oportunidade única para obter uma visão mais ampla sobre o funcionamento de sua empresa.

É fácil demais se perder nas ervas daninhas do dia-a-dia da sua empresa. A análise SWOT permite que você tenha uma visão mais ampla do seu negócio e da posição que ele ocupa no seu setor.

Outro benefício das análises SWOT é que essa técnica pode ser aplicada a uma ampla variedade de cenários, não apenas como uma visão geral do seu negócio.

Você pode usar análises SWOT para avaliar os potenciais pontos fortes e fracos de uma campanha publicitária futura, um projeto de conteúdo planejado ou até mesmo se sua empresa deve ser representada em uma feira ou evento do setor.

Entendendo o processo de análise SWOT

Sabemos que SWOT significa pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. Mas o que cada um desses elementos significa? Vamos dar uma olhada em cada elemento individualmente.

Forças

O primeiro elemento de uma análise SWOT é Strengths “FORÇAS”.

Como você provavelmente já adivinhou, esse elemento trata de coisas que sua empresa ou projeto faz especialmente bem. Isso pode ser algo intangível, como os atributos da marca de sua empresa ou algo mais facilmente definido, como a proposta única de venda de uma determinada linha de produtos. Também pode ser seu pessoal, seus recursos humanos : liderança forte ou uma ótima equipe.

Fraquezas

Depois de descobrir seus pontos fortes, é hora de transformar essa autoconsciência crítica em suas fraquezas. O que está segurando seu negócio ou projeto de volta? Esse elemento pode incluir desafios organizacionais, como falta de pessoal qualificado e limitações financeiras ou orçamentárias.

Esse elemento de uma análise SWOT também pode incluir pontos fracos em relação a outras empresas em seu setor.

Oportunidades

O próximo passo é Oportunidades. Não consegue acompanhar o volume de leads gerados pela sua equipe de marketing? Essa é uma oportunidade. Sua empresa está desenvolvendo uma nova ideia inovadora que abrirá novos mercados ou dados demográficos? Essa é outra oportunidade!

Em suma, este elemento de uma análise SWOT abrange tudo o que você poderia fazer para melhorar as vendas, crescer como empresa ou promover a missão de sua organização.

Ameaças

O elemento final de uma análise SWOT é Ameaças (tudo o que representa um risco para a própria empresa ou para a probabilidade de sucesso ou crescimento.

Isso pode incluir coisas como concorrentes emergentes, mudanças na lei regulatória, riscos financeiros e praticamente tudo o mais que poderia comprometer o futuro de sua empresa ou projeto.

Agora que sabemos o que cada um dos elementos de uma análise SWOT significa, vamos dar uma olhada em como proceder para criar e conduzir uma análise SWOT.

Como conduzir uma análise SWOT

Para obter os resultados mais completos e objetivos, uma análise SWOT é melhor conduzida por um grupo de pessoas com diferentes perspectivas e interesses em sua empresa. Gestão, vendas, atendimento ao cliente e até mesmo clientes podem contribuir com uma visão válida.

Além disso, o processo de análise SWOT é uma oportunidade para reunir sua equipe e incentivar sua participação e aderência à estratégia resultante de sua empresa.

Independentemente de como você escolhe estruturar sua análise, precisamos começar fazendo uma série de perguntas.

É recomendado realizar uma sessão de brainstorming para identificar os fatores em cada uma das quatro categorias. A

Quando tiver concluído o brainstorming, crie uma versão final e priorizada da sua análise SWOT, listando os fatores em cada categoria na ordem da prioridade mais alta, na prioridade mais alta para a mais baixa, na parte inferior.

Força

Vamos pegar nosso primeiro elemento, Strengths, por exemplo. Para determinar quais são seus pontos fortes como organização, você pode começar fazendo algumas das seguintes perguntas:

  • O que seus clientes adoram em sua empresa ou produto(s)?
  • O que sua empresa faz melhor do que outras empresas do seu setor?
  • Quais são os seus atributos de marca mais positivos?
  • Qual é a sua proposta única de venda?
  • Quais recursos você tem à sua disposição que seus concorrentes não têm?

Ao responder a essas perguntas, você estará em boa forma para identificar e listar os pontos fortes da organização.

Fraquezas

Podemos usar o mesmo princípio para determinar as fraquezas da sua empresa:

  • O que seus clientes não gostam em sua empresa ou produto (s)?
  • Quais problemas ou reclamações são frequentemente mencionados nas suas críticas negativas?
  • Por que seus clientes cancelam ou desistem?
  • O que sua empresa poderia fazer melhor?
  • Quais são seus atributos de marca mais negativos?
  • Quais são os maiores obstáculos/desafios no seu funil de vendas atual?
  • Quais recursos seus concorrentes têm que você não possui?

Você pode descobrir que determinar os pontos fortes e fracos de sua organização ou projeto é consideravelmente mais fácil ou leva menos tempo do que descobrir as oportunidades e ameaças enfrentadas por sua empresa. Isso porque esses são fatores internos. Fatores externos, por outro lado, podem exigir mais esforço e dependem de mais dados, pois eles estão frequentemente além de sua esfera de influência imediata.

Oportunidades

A identificação de oportunidades e ameaças pode exigir que você conduza uma pesquisa aprofundada sobre inteligência competitiva sobre o que seus concorrentes estão fazendo, ou o exame de tendências econômicas ou de negócios mais amplas que possam ter impacto em sua empresa.

Isso não quer dizer que oportunidades e ameaças não possam ser internas, no entanto, você pode descobrir oportunidades e ameaças baseadas apenas nos pontos fortes e fracos de sua empresa. Algumas possíveis perguntas que você poderia fazer para identificar oportunidades em potencial podem incluir:

  • Como podemos melhorar nossos processos de vendas/ atendimento ao cliente/suporte ao cliente?
  • Que tipo de mensagem ressoa com nossos clientes?
  • Como podemos envolver ainda mais nossos defensores da marca mais vocal?
  • Estamos alocando recursos departamentais de forma eficaz?
  • Há orçamento, ferramentas ou outros recursos que não estamos aproveitando para capacidade total?
  • Quais canais de publicidade superaram nossas expectativas e porquê?

Ameaças

Quando se trata de ameaças, você certamente pode começar por fazer uma série de perguntas como as acima. No entanto, muitas vezes é muito fácil criar uma lista de possíveis ameaças para o seu negócio ou projeto sem fazer perguntas antecipadamente.

Ameaças incluem fatores externos além do seu controle que podem colocar sua estratégia, ou o próprio negócio, em risco. Você não tem controle sobre eles, mas pode se beneficiar de planos de contingência para resolvê-los, caso eles ocorram.

  • Quem são seus concorrentes existentes ou potenciais?
  • Quais fatores além do seu controle podem colocar sua empresa em risco?
  • Existem desafios criados por uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que pode levar à deterioração de receitas ou lucros?
  • Quais situações podem ameaçar seus esforços de marketing?
  • Houve uma mudança significativa nos preços dos fornecedores ou na disponibilidade de matérias-primas?
  • E as mudanças no comportamento do consumidor, na economia ou nas regulamentações governamentais que poderiam reduzir suas vendas?
  • Um novo produto ou tecnologia foi introduzido para tornar seus produtos, equipamentos ou serviços obsoletos?

Como agir após sua análise SWOT

swot

Então, você finalmente colocou as mãos em uma matriz SWOT completa. Você identificou pontos fortes e fracos internos, bem como oportunidades e ameaças externas. Você começou a ver sua empresa sob uma nova luz. O que fazer agora?

Depois de identificar e priorizar seus resultados SWOT, você poderá usá-los para desenvolver estratégias de curto e longo prazos para sua empresa. Afinal, o verdadeiro valor deste exercício está em usar os resultados para maximizar as influências positivas em seus negócios e minimizar os negativos.

Idealmente, existem dois estágios de ação que você deve tomar ao concluir uma análise SWOT. Primeiro, você deve tentar combinar suas forças com suas oportunidades. Em seguida, você deve tentar converter pontos fracos em pontos fortes.

Usando dados compilados em uma análise SWOT

Uma das partes mais importantes de sua análise SWOT é usar os dados compilados para identificar novas estratégias e metas para sua empresa. Por exemplo:

  • Crie um plano para aumentar ainda mais seus pontos fortes.
  • Liste maneiras pelas quais você pode trabalhar para desenvolver suas fraquezas.
  • Defina metas SMART para cada uma das oportunidades que você identificou.
  • Elabore um plano para usar seus pontos fortes para diminuir as ameaças identificadas.

Em seguida, procure maneiras de combinar dados de diferentes quadrantes de mais maneiras:

  • Explore como você pode combinar seus pontos fortes e oportunidades para desenvolver novas estratégias.
  • Tente combinar forças e ameaças para identificar ameaças que você pode eliminar.
  • Veja suas fraquezas e oportunidades para criar uma lista de áreas prontas para melhoria.
  • Faça uma lista de áreas para evitar que caiam em fraquezas e ameaças.

Depois de entender como compilar seus dados SWOT e encontrar maneiras de usá-las estrategicamente, a análise SWOT será uma ferramenta que você poderá usar várias vezes em sua empresa para explorar novas oportunidades e melhorar seu processo de tomada de decisões.

Resumindo:

A análise SWOT é uma das ferramentas de negócios iniciais no processo de negócios e no desenvolvimento de projetos. Oferece uma visão completa do desempenho da organização usando seus elementos internos e externos. No entanto, a análise SWOT não é o único método disponível, mas seu custo barato, flexibilidade, avaliação rápida e perspectiva macro, fazem dela uma das ferramentas mais populares entre as empresas.

Além disso, é importante garantir que as informações usadas na análise SWOT sejam precisas e que os dados sejam válidos e não tendenciosos. Ter informações falsas ou tendenciosas tornará todo o processo sem valor e dará resultados irreais.

Conclusivamente, deve-se ter certeza de que a análise SWOT não é o último e único passo na análise do seu negócio ou na construção de uma nova estratégia, uma vez que apenas aponta os fatores da sua organização.

Você deve usar o SWOT como um ponto de partida para novos métodos para construir. O objetivo final é aprimorar e otimizar sua organização ou departamento.

O que você achou ao ler este post? Se você acha que perdemos alguma coisa ou gostaria de compartilhar sua experiência pessoal com ferramentas semelhantes, avise-nos na seção de comentários abaixo.