Agência de mkt digital ou freelancer: qual devo contratar?

Você deve contratar freelancer ou uma agência de mkt digital? Quando se trata de marketing digital, isso pode ser uma decisão criticamente importante.

Há muito sobre os pontos fortes e fracos de cada rota. Com isso em mente, confira uma análise honesta das diferenças entre contratar um freelancer e contratar uma agência de mkt digital.

Basicamente, existem 3 razões pelas quais as empresas normalmente escolhem uma agência de mkt digital.

1. Diversificação de habilidades

agência de mkt digital

Em geral, os profissionais de marketing digital tendem a ter conjuntos de habilidades muito específicos. Você paga especialistas em pesquisa, mestres de rede social, especialistas em marketing de conteúdo, especialista em taxa de conversão… e a lista continua.

Mas a questão é, marketing digital é muito complexo para uma pessoa ser um especialista em tudo.

Portanto, se você contratar um especialista em pesquisa paga internamente, poderá esperar que ele faça um ótimo trabalho na pesquisa paga. Mas e se a pesquisa paga não estiver ocorrendo? E se a concorrência está gerando ótimos resultados com o marketing de conteúdo?

O que fazer, então?

Obviamente, você poderia simplesmente contratar um profissional de marketing de conteúdo. Mas isso pode não estar necessariamente no orçamento ou você pode não estar completamente convencido da ideia ainda. O que você deveria fazer?

As empresas que contratam freelancer muitas vezes lutam para diversificar seus esforços de marketing digital. Afinal, investir em um novo canal de marketing é um risco. Se você contrata alguém e não dá certo, você acabou de criar uma situação muito difícil para você.

Como resultado, essas empresas geralmente acabam presas em um canal de marketing. E, muitas vezes, esse canal não está funcionando tão bem assim.

Por exemplo, se você tem um ótimo designer de landing page, mas anúncios terríveis que estão direcionando o tráfego errado para seu site, talvez você tenha problemas para obter bons resultados de suas campanhas.

Por outro lado, com uma boa agência de mkt digital, você tem acesso a uma ampla gama de habilidades e experiências.

Individualmente, cada membro da equipe é bom naquilo que faz. Mas, coletivamente, eles fornecem muito mais valor do que qualquer pessoa sozinha.

E, como um bônus adicional, uma vez que cada membro da equipe está trabalhando ativamente com várias empresas, eles têm uma profundidade e amplitude de experiência que lhes dá insights que podem ser aplicados a novas campanhas e situações.

2. Orçamento

pessoas calculando

À primeira vista, uma agência de mkt digital pode parecer uma maneira mais cara de fazer as coisas. Afinal, se você não puder contratar uma pessoa extra para diversificar seus esforços de marketing, você pode pagar uma agência para fazê-lo?

Em geral, a maioria das empresas não precisa dos serviços dedicados de um especialista em tempo integral do Google AdWords, de um designer em tempo  integral e de um gerente de contas do Facebook em período integral. Mas eles se beneficiariam dos serviços de cada um.

Infelizmente, se você está contratando freelancer, pode ser difícil encontrar um especialista ou web designer do Google AdWords que esteja disposto a trabalhar apenas algumas horas por semana.

Em uma agência de mkt digital, no entanto, esse mesmo especialista do Google AdWords pode gerenciar várias empresas. Isso o manteria ocupado o suficiente para justificar o emprego em tempo integral com a agência, mesmo que qualquer conta possa não exigir seu tempo integral e talentos.

Como resultado, quando você trabalha com uma agência de mkt digital, você obtém as habilidades de especialistas de alto nível em uma variedade de especialidades, sem precisar contratá-las em período integral, o que é uma ótima notícia para sua empresa.

Contratar uma agência de mkt digital ou freelancer?

pessoas na agência

Então, quando se trata de diversificação de habilidades, você deveria ir com uma agência de mkt digital ou contratar freelancer?

Para empresas maiores, pode valer o investimento contratar alguém para diversificar seus esforços de marketing.

Afinal, se suas necessidades de marketing são significativas o suficiente para justificar a contratação de um especialista dedicado, você pode obter os melhores resultados da contratação de alguém para trabalhar em um canal em tempo integral.

No entanto, para a maioria das empresas, as agências de mkt digital são uma ótima opção para a diversificação.

A maioria das empresas não precisa (ou ainda não pode pagar) para contratar uma equipe completa de profissionais de marketing dedicados, portanto, trabalhar com uma agência de mkt digital pode ser uma ótima maneira de ampliar sua rede de marketing sem aumentar significativamente sua sobrecarga.

3. Previsibilidade de agência de mkt digital x freelancer

acordo

Grandes freelancers são brilhantemente criativos, mas com essa criatividade vem uma aversão ao tédio.

Como resultado, muitos profissionais de marketing de nível médio a intermediário trocam de emprego a cada dois ou três anos. Isso pode manter os profissionais de marketing saudáveis, mas não é bom para as empresas que estão contratando.

Afinal, é preciso muito tempo e trabalho para que um novo profissional de marketing seja treinado.

Na verdade, muitos clientes deixam a agência de mkt digital porque contratam um freelancer para gerenciar seu marketing digital, mas depois voltam quando essa pessoa parte para coisas maiores e melhores (ou pelo menos mais novas).

Por outro lado, em uma agência de mkt digital, os profissionais de marketing digital trabalham com uma variedade de negócios. Isso os desafia e mantém sua criatividade fluindo, o que ajuda a melhorar a retenção de funcionários.

Dito isto, até uma agência não tem 100% de retenção de funcionários. Mas, quando você trabalha com uma boa agência, a agência tem várias pessoas envolvidas com sua empresa.

Principais características de uma agência de mkt digital de sucesso

O papel de qualquer boa agência de mkt digital é construir marcas coesas e eficazes, aproximar as organizações de seus clientes e público-alvo e ajudar a impulsionar as vendas por meio da conscientização.

As empresas têm muitas agências de mkt digital para escolher quando se trata de encontrar uma empresa para representar e construir sua marca.

Embora o marketing hoje em dia seja muito mais uma ciência do que uma arte, a contratação de uma nova agência de mkt digital exige um grau de intuição. Analisaremos tudo o que você precisa considerar ao selecionar uma agência, de seus recursos e clientes a seus conhecimentos e comunicação.

Sobretudo, aqui está a consideração mais importante quando se trata de selecionar a agência de mkt digital perfeita para seu negócio.

Conheça suas necessidades

necessidades

Muito antes de começar sua busca por uma agência de mkt digital, você precisa saber o que deseja.

Você está procurando criação de conteúdo impecável e experiência em SEO? Uma melhor presença na rede social? Ou você está mais interessado em pesquisas e estudos demográficos?

Reúna sua equipe e faça uma lista de tudo que você gostaria que sua futura agência de mkt digital fizesse.

Esta lista pode incluir:

  • Criativo (de copywriting para produção de vídeo / multimídia)
  • Otimização de mecanismos de pesquisa
  • Gestão de rede social/marketing
  • Marketing de mecanismos de pesquisa
  • Marketing de e-mail
  • Analytics
  • Publicidade online em todas as suas formas: promoção de posts do Instagram, posts patrocinados do Facebook, Google AdSense, etc.
  • Marketing de conteúdo
  • Desenvolvimento de sites
  • Automação de marketing
  • Relações públicas
  • Blog

Reserve algum tempo para criar sua lista. Saiba o que você precisa especificamente e seja capaz de articular isso para a agência de mkt digital quando chegar a hora.

Então, como escolher uma boa agência de marketing digital? Abaixo estão as 9 principais características de uma agência de mkt digital de sucesso.

1. Excelente equipe

equipe

O sucesso de uma agência de mkt digital depende das habilidades e do sucesso de sua equipe. A equipe deve trabalhar bem em conjunto, entender os papéis individuais uns dos outros e poder confiar uns nos outros para cumprir esses papéis. Para atender a todas as necessidades de um cliente, a equipe deve ser variada em seus talentos e habilidades.

Uma agência de mkt digital bem sucedida precisa ter membros da equipe que sejam especialistas nas áreas de design, redação, análise de dados, vendas e muito mais.

2. Boa comunicação

Não é possível executar uma campanha de marketing bem sucedida sem uma boa comunicação. Isso se refere à boa comunicação dentro de da equipe e também à comunicação com os clientes.

Um aspecto importante do desenvolvimento de uma boa comunicação é garantir que a agência de mkt digital tenha uma conexão presente e pessoal com a equipe e os clientes. Embora muita comunicação seja feita digitalmente, é importante que essas avenidas digitais se baseiem em relações estabelecidas.

Uma agência precisa ser capaz de comunicar claramente expectativas, prazos, prazos, necessidades, requisitos. E você, como cliente, deve se sentir à vontade para fazer perguntas e desafiar sua agência.

3. Criatividade da agência de mkt digital

criatividade

A criatividade é o que, em última análise, fará com que uma agência de mkt digital se destaque. Uma boa agência precisa de uma equipe de pessoas que pense fora da caixa e ultrapasse os limites.

A equipe está atenta às últimas tendências e reage a essas iniciativas, ou define as tendências?

4. Capacidade de executar

Uma agência de marketing bem sucedida implementa processos comprovados que permitem cumprir as promessas feitas aos clientes dentro do prazo prometido.

Você quer uma agência que forneça consistentemente dentro do prazo e do orçamento. É normal que as agências gerenciem vários projetos para vários clientes e aloquem recursos no trabalho do cliente conforme novas solicitações e aprovações entram.

Processos e ferramentas de gerenciamento de projetos são um indicador de que a agência tem um processo de gerenciamento de fluxo de trabalho e entrega no prazo e no orçamento, facilitando o trabalho com eles. Como a agência entregará trabalho para você?Estas são coisas importantes para saber antes de contratar uma agência.

5. Habilidades de solução de problemas

agência de mkt digital

Nenhuma campanha de marketing vai acontecer sem problemas. Não é a capacidade de evitar problemas que são importantes para uma agência bem sucedida, mas sim a capacidade de lidar com problemas à medida que eles se desenvolvem. É importante ser capaz de reconhecer e resolver os problemas rapidamente.

6. Forte presença online da agência de mkt digital

Se você vai mostrar que pode comercializar outro negócio ou produto, você precisa ser capaz de comercializar a si mesmo. Uma agência de mkt digital de sucesso terá uma forte presença online. or exemplo, ela deve consistentemente classificar alto nos motores de busca e deve fazer uma grande marca na rede social.

7. Domínio de Dados

A agência de mkt digital precisa ser capaz de usar o gerenciamento de dados para obter uma compreensão mais ampla do público e dos clientes do seu cliente. Isso incluirá, é claro, a análise por meio do Google Analytics para encontrar áreas que precisam ser melhoradas, mas também envolverá pesquisas da concorrência e do setor.

8. Fluência Digital

agência de mkt digital

Uma agência de marketing bem sucedida atenderá às diversas necessidades de marketing de um cliente, desde impressão até redes sociais. Claro, todas essas coisas têm uma conexão digital, então a fluência digital é uma necessidade.

A agência de marketing deve ter o domínio da tecnologia mais recente e, ao mesmo tempo, antecipar e responder às mudanças tecnológicas à medida que elas se aproximam.

9. Valor transparente

A linha inferior nos negócios quase sempre se resume a dinheiro, portanto, uma característica importante de uma agência de mkt digital bem sucedida é o valor e as práticas transparentes.

Conclusão

Há muitas razões pelas quais as pessoas escolhem uma agência de mkt digital ou simplesmente decidem contratar um freelancer. Ambas são formas completamente viáveis ​​de expandir seus negócios.

No entanto, as agências de mkt digital oferecem muito em termos de diversificação de habilidades, previsibilidade e benefícios para os parceiros, e é por isso que muitas empresas descobrem que ir com uma agência de mkt digital é a melhor maneira de expandir os negócios.

Escolher uma agência de marketing pode parecer uma tarefa assustadora. Se você leu este artigo, você provavelmente sabe que precisa de uma. Então, se você quer uma agência de mkt digital que possa trabalhar ao seu lado para transformar seu marketing em termos de criatividade e execução e, em última análise, oferecer o melhor retorno do seu investimento, entre em contato com a Ideacorp.